Transparência

Este portal da Transparência tem como objetivos principais divulgar a seriedade e o impacto do trabalho da Brasil Cursinhos, assim como justificar como os recursos financeiros obtidos estão sendo utilizados no cumprimento de sua missão.

Sendo uma associação civil sem fins lucrativos de caráter sócio educativo, a Brasil Cursinhos depende da doação de recursos humanos (100% do trabalho executado é feito de forma voluntária não remunerada), de recursos financeiros e parcerias institucionais.

Só através de todas essas doações conseguimos atingir nossos objetivos, potencializando o Movimento de Cursinhos Universitários Populares e, consequentemente, ajudando a dar mais oportunidades aos jovens de baixa renda no país, na busca por uma vaga universitária.

Planejamento orçamentário (PO)

Um Planejamento Orçamentário (PO) é um exercício anual que a Brasil Cursinhos considera boa prática, pois ajuda a gestão a planejar suas atividades do ano de maneira responsável.

Um PO gera discussões entre os gestores sobre prioridades na aplicação dos recursos disponíveis e permite aprovação prévia de tais despesas pelos responsáveis legais da associação e Cursinhos Associados, garantindo uma gestão mais célere e assertiva.

Atualização do PO

Neste espaço busca-se uma transparência o mais dinâmica e atualizada possível, mostrando como a Brasil Cursinhos está trabalhando no decorrer do ano em questão, em relação ao que foi planejado.

Orçado e Realizado são expostos mês a mês, ajudando inclusive a gestão a corrigir eventuais desvios (afastamentos excessivos do planejado). É claro que Orçado e Realizado sempre serão distintos (gastos e economias não previstos), mas devem seguir uma mesma tendência na normalidade.

Prestação de Contas

A Prestação de Contas nada mais é do que a consolidação semestral e anual do material exposto em Atualização do PO, porém com mais detalhamento e espaço para explicações de cada área da Brasil Cursinhos que utilizou recursos financeiros e pediu um orçamento para o ano.

Demonstração do Resultado do Exercício

Serão publicadas aqui as Demonstrações do Resultado do Exercício (DREs) semestral e anual da Brasil Cursinhos, elaboradas pelo contador da associação.