Sobre nós

Sobre nós

A Brasil Cursinhos é uma organização sem fins lucrativos, de caráter socioeducativo, que tem como objetivo representar, desenvolver e integrar os Cursinhos Universitários Populares em âmbito nacional, para alcançar uma educação superior plural, inclusiva e democrática. Esses cursinhos são preparatórios pré-vestibulares e pré-universitários para jovens de baixa renda e que vieram de escola pública, majoritariamente, no qual os próprios universitários (graduandos e pós-graduandos) lecionam as aulas e/ou administram a organização de forma voluntária e em projetos de extensão.

Até o momento atual, a Rede articulada pela Brasil Cursinhos é composta por mais de 25 cursinhos de diferentes regiões, que somam cerca de 1700 voluntários trabalhando como professores ou na gestão dos cursinhos e mais de 4400 alunos estudando para transformar os seus sonhos em realidade. Desde sua fundação em 2017, a Brasil Cursinhos já atendeu direta e indiretamente cerca de 8.000 universitários voluntários e mais de 20.000 estudantes.

Em nosso trabalho, buscamos oferecer suporte, projetos e parcerias para o desenvolvimento e consolidação dos cursinhos, bem como realizar eventos e atividades para difusão do conhecimento e troca de experiências.

Representar e potencializar o Movimento dos Cursinhos Universitários Populares a partir da integração e do desenvolvimento de lideranças para transformar a educação no Brasil.

Fomentar uma educação superior plural, inclusiva e democrática para todos os brasileiros

Construção coletiva; Diversidade, equidade e inclusão; Educação transformadora; Empatia e escuta ativa; Gerar valor; Impacto social positivo; Integridade; Legado positivo; Potencializar lideranças.

Somos uma equipe totalmente formada por voluntários, sem qualquer forma de remuneração, muitos dos quais provêm dos próprios cursinhos que integram a rede. Para efetivar nossas iniciativas, estamos subdivididos em 10 áreas distintas, estruturadas em dois eixos de atuação. Essas áreas colaboram em prol do fortalecimento do Movimento de Cursinhos Universitários Populares (MCUP) e do funcionamento da Organização.

Acompanha os pilares da organização, com foco na cultura, comunicação e sustentabilidade juridico-financeira.

Com foco em soluções, projetos, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento dos cursinhos e fortalecimento do MCUP.

Para conhecer um pouco mais da organização e de como trabalhamos acesse: