O Processo Seletivo para a gestão nacional está aberto! O que isso significa? Que surgiu uma oportunidade única. Você tem como objetivo fazer história na educação brasileira? O nosso trabalho impacta milhares de alunos e membros de cursinhos universitários populares do Brasil todo. Abaixo você pode aprender um pouquinho das áreas nas quais você pode exercer esse impacto:

Mas o que é a Brasil Cursinhos?

A BC é uma organização que busca melhorar a educação no Brasil, através do duplo impacto, transformando sonhos de jovens de baixa renda em realidade e desenvolvendo universitários líderes capazes de transformar o Brasil. A BC lidera e coordena o Movimento Universitário de Cursinhos, que é a rede de cursinhos para jovens de baixa renda onde os próprios universitários lecionam as aulas e cuidam da gestão dos cursinhos.

Quem pode se candidatar?

Universitários ou recém formados brasileiros (podem estar cursando graduação no exterior) que queiram impactar a educação brasileira através de Cursinhos Universitários Populares.

Os membros da BC ganham dinheiro para trabalhar?

Não, nós da BC trabalhamos em regime de trabalho voluntário.

Como funciona o trabalho?

Como nossa equipe é composta por brasileiros das mais diversas regiões do país e lidamos com cursinhos em todo o território nacional, todo o nosso trabalho é realizado no estilo home office, totalmente a distância. Além disso, suas obrigações irão se ajustar ao cargo que você se candidatar, seja de diretoria ou de coordenação.

Qual a diferença entre o cargo de diretoria e coordenação?

Os diretores são os responsáveis por seus departamentos, logo será exigido deles conhecimentos de liderança, gestão de pessoas e um maior alinhamento com as demais áreas e pessoas da organização. Já os cargos de coordenação irão focar no operacional de cada área, gerando resultados e entregando as atividades que são razão da organização existir. Gostaríamos de ressaltar que, apesar de haver formalmente uma hierarquia, prezamos (e avaliamos) muito o sentimento de dono em todos os nossos membros, permitindo que qualquer membro crie e administre iniciativas na organização.

Quanto tempo de dedicação se é esperado?

Dependendo de qual cargo você pleitear – coordenadoria ou diretoria – será esperado de você entre 15 a 25 horas de trabalho.

Se o trabalho é voluntário, qual a proposta de valor que a organização terá para mim?

A organização irá lhe proporcionar valor por, basicamente, três pilares: um social, um pessoal e um profissional. O social se dá pelo impacto que você poderá gerar em mais de 1200 voluntários e mais de 2500 alunos de baixa renda espalhados por cursinhos do Brasil inteiro. O pessoal vem do fato de você lidar com outros membros da organização, de todo o país, que, assim como você, acreditam que podem melhorar a educação brasileira. Desta forma, você se verá no meio de pessoas apaixonados por fazer acontecer em educação, assim como você. Por fim, profissionalmente falando, a organização lhe proporcionará muitos desafios e temos a certeza de que, após sua gestão aqui, você terá muitas experiências e aprendizados de muita relevância que serão essenciais para sua carreira.

Como funcionam as etapas do processo seletivo?

Variam de acordo com o cargo que você pleitear – coordenadoria ou diretoria. As etapas do processo seletivo constam em nosso edital e quaisquer informações mais detalhadas sobre qualquer etapa, iremos lhe fornecer assim que você estiver nela. Pode ficar tranquilo que em todas as etapas lhe será cobrado e avaliado, acima de conhecimentos técnicos, sua vontade de fazer acontecer e de participar da organização.

Caso eu não passe para ser diretor, posso virar coordenador?

Sim! Basta nos enviar um e-mail informando o interesse, pessoas boas podem transformar uma organização independentemente do cargo que ocupam.

  Comunicação

Trabalhamos com um dos produtos mais impactantes da Brasil Cursinhos: o conteúdo. Precisamos fazer com que relatos e manuais das boas práticas dos cursinhos populares brasileiros alcancem todos os cursinhos do país, de forma efetiva, clara e gratuita. Trabalhando com comunicação você pode lidar com jornalistas, gerenciar mídias sociais, trabalhar com design, gerenciar uma conta com 10 mil dólares mensais no Google AdWords, enviar newsletters para nossos seguidores e editar conteúdo disponibilizado para os cursinhos.

Desenvolvimento

É o departamento que lida diretamente com os cursinhos, entendendo suas necessidades e buscando gerar valor para todos eles. É um departamento com o desafio constante de gerar produtos que sejam escaláveis e façam com que os menos de 10 membros desta área consigam lidar com mais de 1200 voluntários de cursinhos em todo o país! Se você é o tipo de pessoa que gosta de errar pequeno para acertar grande, é muito criativo e quer conhecer e ajudar realidades e pessoas de cursinhos do Brasil inteiro, aqui definitivamente é o seu lugar!

Eventos

É área responsável por fazer os eventos da Brasil Cursinhos acontecerem. O evento principal é o ENCUP (Encontro Nacional de Cursinhos Populares) e o time precisa planejar o encontro e suar a camisa por muito tempo! Os preparados para imprevistos, detalhistas e que têm mentalidade “hands on” são os voluntários que mandam bem em Eventos!

Gente e Gestão

Na gente e gestão você vai impactar o trabalho de todos na Brasil Cursinhos e por consequência no MUC. Trabalhar com a gestão de pessoas é gerenciar projetos de desenvolvimento e acompanhamento dessa equipe incrível. Nos baseamos muito no livro Um Novo Jeito de Trabalhar, do Lazlo (antivo VP de RH do Google). Acreditamos que ter foco em dados, comunicação e feedback total podem ser decisivos no impacto da equipe.

TI

É a área responsável por dar o suporte técnico ao resto da equipe da BC e por criar sistemas que atendam as principais necessidades dos cursinhos.

Administrativo/financeiro

Com o crescimento da Brasil Cursinhos e da rede, muitos desafios surgem. O financeiro é o esqueleto que garante que sempre estaremos firmes e utilizando ao máximo todos os nossos recursos. O setor cuida de detalhes relacionados a operação, problemas técnicos, gestão financeira e detalhes burocráticos. Requer contato direto com a diretoria e presidência. Atenção à detalhes, organização e acima de tudo um pensamento metódico são as características que garantem o sucesso desse departamento.

Parcerias

A área de parcerias é responsável pela captação de recursos e relacionamento com parceiros que ajudam a Brasil Cursinhos e o MUC crescerem e fazerem a diferença cada vez mais. Conectar a Brasil Cursinhos com outras instituições é nosso desafio diário. Se você tem pensamento rápido, é comunicativo e gostaria de desenvolver essas habilidades ainda mais, a área de parceiras é ideal para você!