Saiba como obter o cadastro da TechSoup para seu cursinho

techsoup cursinhos populares google grants

O blogpost de hoje é sobre o cadastro no Programa TechSoup Brasil para o seu cursinho popular.

Muitos cursinhos e organizações, sejam sem fins lucrativos ou com fins lucrativos, têm muita dificuldade em estabelecer uma comunicação adequada com seus membros. Da mesma maneira, muitas vezes os cursinhos podem vir a ter problema com um ou outro software que precisariam usar mas não possuem licenças para utilizá-los. Pensando nesses problemas, este blogpost vai abordar um jeito de resolver esses problemas. 

Objetivo

O Programa TechSoup Brasil é uma parceria entre a ATN – Associação Telecentro de Informação e Negócios e a TechSoup Global Network. O objetivo desse programa é disponibilizar softwares de empresas como Microsoft, Google, Symantec, Box, Autodesk, Adobe, Bitdefender, Tableau e CleverReach para organizações sem fins lucrativos, de graça ou com preço bem reduzido! Isso mesmo, após cadastrada na TechSoup, sua organização tem acesso às licenças de diversos programas pagos da Microsoft ou Google, por exemplo.

Entre os maiores prós de conseguir esse cadastro está a obtenção doações do Google na forma de US$ 10.000 em Google Adwords (Google Grants) e acesso ao G-Suite (antigo Google Apps for Work).

Mas por enquanto vamos nos concentrar na primeira etapa que é a obtenção do cadastro na TechSoup.

Como fazer o cadastro

Para se registrar na TechSoup é necessário, primeiramente, fazer um cadastro pessoal no site. Indicamos que a pessoa que fará o cadastro seja alguém da direção da ONG, pois facilitará o passo seguinte e o processo como um todo.

Em seguida, com seu login da TechSoup, você deverá fazer o cadastro da sua organização. A organização deve obrigatoriamente não ter fins lucrativos. O site é bem intuitivo, mostrando passo a passo. Porém, de antemão, já mencionamos que será necessário fornecer por e-mail para a Techsoup:

  1. o CNPJ da organização;
  2. Estatuto original digitalizado com as assinaturas e autenticação do cartório;
  3. Informações sobre os projetos sociais desenvolvidos em papel timbrado, assinado pelo responsável.

Este último não é nada mais nada menos que um documento em papel timbrado assinado pelo presidente ou vice-presidente da sua ONG, em que é explicado quais são as atividades prestadas pela organização.

É muito importante explicar que os cursinhos universitários são associações com fins educacionais sem, contudo, serem instituições de ensino. Porque, para instituições de ensino, há diferentes políticas de licença de softwares dentro da TechSoup. Logo, explique que se trata de um cursinho universitário popular que assiste pessoas de baixa renda que desejam ingressar no ensino superior de qualidade, não sendo uma instituição de ensino.

Fase final

Você receberá no e-mail que foi cadastrado a requisição desses documentos e depois precisará enviá-los em PDF para o e-mail do suporte da TechSoup. Caso algum documento seja insuficiente, ou a organização não atinja os critérios de elegibilidade de alguma das empresas parceiras da TechSoup, você será informado por e-mail. O pessoal do suporte da TechSoup é bem atencioso e acessível em caso de dúvidas.

Enviado os documentos, em poucos dias, eles respondem o e-mail. Se positivo, você terá o cadastro da sua organização efetuado na TechSoup e terá acesso as plataformas à que for elegível (algumas incluem
Google for Nonprofits, Slack, Microsoft, Symantec Enterprise, Tableau Software, Adobe Cloud, BitDefender, Autodesk Cloud WW, DocuSign e Amazon).

Após isso, é só solicitar no site da TechSoup as plataformas que você e seu cursinho acharem oportunas!

2 comentários sobre “Saiba como obter o cadastro da TechSoup para seu cursinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *