Qual carreira devo seguir?

Escolher qual curso fazer na faculdade pode ser uma decisão muito difícil, seja por gostar de várias matérias e ficar em dúvida de qual área seguir, ou por achar que nenhuma da opções combina com você. Essa escolha irá impactar nos próximos anos da sua vida, por isso deve ser analisada com cautela. 

Tantas opções de cursos podem te deixar indeciso e alguns pontos são essenciais para tomar essa decisão. Então, separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar na hora de analisar todas as opções.

1) Avalie seu perfil

Ter autoconhecimento é fundamental. Tenha em mente o que gosta de fazer, desde hobbies, esportes até matéria preferida. Pense nas suas habilidades na hora de desempenhar cada atividade e veja se vai ao encontro com a carreira que pretende seguir. Pontuar o que não gosta também é importante para eliminar as opções que não fazem sentido para você. Outro ponto a ser analisado é o ambiente, identifique qual te deixa à vontade e te motiva, pois ele fará parte do seu cotidiano.

Refletir sobre nossas competências e áreas de maior afinidade pode não ser fácil, e para isso existem alguns testes rápidos online que podem te ajudar a mapear seu perfil. O teste MBTI é um instrumento que se baseia em quatro dimensões dos tipos psicológicos e é utilizado para identificar pontos como comportamentos e preferências. 

Mas, lembre-se: somos muito complexos. Esses testes podem te ajudar a direcionar um caminho, mas não tome uma decisão com base só neles. 

2) Busque informações sobre os cursos

Pesquise sobre os cursos que você tem interesse. Verifique a grade curricular para analisar sobre o que se trata cada disciplina e procure pelos atuais alunos do programa em questão, a fim de entender um pouco mais sobre as atividades que são cobradas. Tente conhecer sobre as áreas de atuação, falar com pessoas que já se formaram pode te ajudar a compreender sobre perspectivas futuras e como a teoria é aplicada no mercado de trabalho.

Muitas instituições de ensino promovem feiras de profissões que são ótimas oportunidades de conhecer mais sobre o universo acadêmico e profissional, além de serem uma ótima oportunidade de tirar dúvidas sobre a área que pretende seguir.  

Depois de analisar esses pontos, fique atento para não cair em algumas armadilhas que atrapalham na hora de tomar a decisão. Não foque apenas no retorno financeiro, ele não mede sucesso ou realização pessoal. Ouvir a opinião de pessoas próximas a você pode ajudar, mas não se baseie só nelas. Ninguém te conhece melhor do que você mesmo. 

Acreditar que é uma decisão para a vida toda, gera medo e ansiedade. Você sempre tem a opção de trocar de curso e carreira. Nós e o mercado de trabalho estamos em constante mudança. É normal não se adaptar ao curso escolhido ou descobrir novas ambições ao longo do tempo. 

Conversamos com alguns voluntários da Brasil Cursinhos que fizeram essa troca e eles compartilharam um pouco sobre suas histórias, visões e dicas do que levar em consideração na hora de fazer a mudança.

Matheus, cursa Engenharia Química e disse que não pretende mudar. Mas sua visão de futuro e de qual carreira seguir já é outra desde que ingressou no curso. Antes ele queria trabalhar em chão de fábrica na área de química e processos, e depois de entrar para o CUP, na parte administrativa e lecionando, ele começou a se interessar mais pela parte de gestão negócios. Após entrar para a Brasil Cursinhos em um cargo estratégico e evoluir dentro dele, sua vontade de trabalhar na área empresarial aumentou. E foi a partir desta vivência no cursinho popular que ele mudou sua visão de qual carreira seguir, e o deixou com vontade de ter seu próprio negócio social no futuro. 

Melina, desde pequena tinha vontade de fazer Comunicação Social, porém sua mãe a incentivava a seguir a carreira do Direito e outras pessoas diziam para cursar Arquitetura por ser muito boa com desenhos. Em dúvida sobre qual área seguir, ela tentou Direito e Arquitetura e passou nos dois, mas escolheu estudar Arquitetura. Depois de um ano e meio, ela começou um curso de eventos e abandonou Arquitetura. Após ser formar em eventos, Melina resolveu seguir a área que sempre quis no começo e se formou em Relações Públicas. Hoje, ela se sente muito feliz com sua escolha profissional.

Angelo, cursava seu último ano de Administração e trabalhava na área, mas não se via seguindo esta carreira no futuro. Faltando apenas o Trabalho de Conclusão de Curso e uma matéria para se formar, ele abandonou a Administração, começou a cursar Engenharia Mecânica e se formou. Ele disse que muitas vezes quando as pessoas escolhem um curso, olham apenas para o lado profissional se esquecendo do pessoal. Ele levou sua graduação apenas para o lado pessoal e não se arrepende de sua escolha, pois fez dele hoje um profissional muito mais satisfeito. 

A fase de vestibular já é um momento em que nos cobramos muito e somos pressionados a fazer escolhas que, às vezes, não estamos nos sentindo prontos ainda para isso. Definir qual carreira seguir é uma decisão importante que requer maturidade e conhecimentos que só vamos adquirindo ao longo do tempo. Então, não se desespere, está tudo bem fazer mudanças no futuro.

_____________________

E se você também é um amante da educação (assim como nós!), acompanhe esses e outros conteúdos nas nossas mídias digitais: 

Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/ 

E Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/ 

 

#BrasilCursinhos  #BC2020 #DesenvolvimentoPessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *