Como Fazer Um Processo Seletivo para Alunos?

processo seletivo

(Foto de capa: Einstein Floripa Pré Vestibulares)

Por que fazer processo seletivo de alunos?

Apesar de toda a vontade dos cursinhos em ajudar o maior número de alunos de baixa renda possível, o cursinho, inevitavelmente, irá se deparar com barreiras que irão limitar  esse número. Tendo esse limite em vista, os cursinhos precisam entender para qual perfil de alunos suas aulas serão voltadas e criar um processo seletivo que identifique os alunos mais próximos desse perfil, norteando assim o trabalho dos membros do cursinho ao longo do ano.

Diante disso, os membros do cursinho poderão entender melhor seus alunos e, assim, , a equipe administrativa, os professores e até mesmo os plantonistas conhecerão melhor  os perfis dos seus próprios alunos e poderão, dessa forma, fazer um trabalho mais efetivo ao longo do ano.

Etapas do Processo Seletivo

Inscrição Online

Essa etapa costuma ser a primeira etapa do processo seletivo e consiste em submeter o aluno a um formulário de inscrição online. Este formulário tem várias finalidades, como:

  • Ser uma forma prática dos alunos aprenderem mais sobre o cursinho, pois ali o cursinho coloca todas informações, horários de aula, regras e etc. Um caso muito comum é os alunos se inscreverem no processo seletivo mas na hora descobrirem que não podem ir nos dias de aula. No formulário, eles leriam isso já de início, evitando problemas no futuro.
  • Quantificar o número de alunos que querem entrar no cursinho (para calcular quantas provas imprimir, entrevistas a fazer, etc). Isso realmente faz muita diferença, pois ali você vai descobrir se você vai fazer um vestibulinho para 40, 400 ou 4000 candidatos.
  • Coletar dados básicos dos alunos, para auxiliar posteriormente no processo seletivo, como nome completo, data de nascimento, escola onde estudou, etc. Além de algumas perguntas que já podem auxiliar o cursinho na própria seleção.
  • Se houverem alunos demais inscritos para a quantidade de provas/entrevistas que o cursinho suporta, o formulário pode ser usado como etapa eliminatória para desclassificar os alunos do processo seletivo que não se encaixam dentro dos critérios escolhidos pelo cursinho.
  • Por fim, o processo de inscrição online é interessante quando se tem candidatos demais ou equipe de menos no cursinho. Se o processo seletivo tiver uma relação de candidatos por voluntários dedicados muito alta, essa etapa prévia, antes de qualquer etapa presencial, dará agilidade pra seleção, visto que podem haver muitos candidatos que não fazem o perfil do cursinho desde o início.

Avaliação Socioeconômica

Nessa etapa, o cursinho deverá solicitar uma série de documentos dos candidatos a fim de fazer uma análise dessas informações. Essa análise servirá para selecionar os alunos de acordo com seus perfis sociais, por exemplo: por bairro, renda familiar, vínculo empregatício das pessoas que sustentam o candidato, entre outras.

Os pontos positivos de se ter esta etapa são:

  1. Com a análise socioeconômica, o CUP garante estar atendendo os alunos que realmente mais precisam do suporte proposto.
  2. Tendo os dados socioeconômicos dos futuros alunos em mãos, o cursinho pode fazer uma análise estatística de seus alunos ingressantes e com isso entender qual o nicho de alunos que ele está atendendo.

Vestibulinho

Douglas Marangon, presidente do Einstein Floripa, em dia de Processo Seletivo de Alunos.

Depois de feito o formulário, é interessante o cursinho realizar uma prova de admissão. Para idealizar essa prova, é fundamental que o cursinho se pergunte qual o perfil acadêmico de alunos que ele está selecionando e se esta prova será o critério de seleção mais importante do processo ou não. Algumas perguntas importantes para nortear esse mapeamento são:

Qual a bagagem prévia de conhecimento os alunos do cursinho precisarão ter?

Se não cobrarmos um conhecimento prévio dos alunos no vestibulinho, teremos condições de construir essa base com nossos alunos durante o ano letivo?

Essa prova servirá o propósito de selecionar os alunos com maiores notas ou somente será pré-requisito para o aluno passar para uma próxima fase do nosso processo seletivo?  

Não há um gabarito para essas perguntas, mas as respostas à elas irão moldar totalmente as ações do cursinho ao longo do ano.

Nesta prova, o cursinho consegue cobrar principalmente disciplinas como matemática básica, redação, português e outras áreas do conhecimento que forem julgadas importantes.

O cursinho deve se atentar a logística do vestibulinho em si: questões como o custo de impressão de cada prova, local em que ele será realizado, quantidade de candidatos, etc.

Por fim, no quesito benefícios de se fazer o vestibulinho temos: entender a bagagem de conhecimento dos alunos ingressantes e fazer uma análise do desempenho geral dos candidatos a fim de gerar um plano de ação para nivelar os alunos diante das maiores dificuldades apresentadas.

Entrevista

Apesar de não haver nenhum estudo ou dado que comprove a efetividade dessa etapa do processo de seleção, muitos cursinhos optam por fazê-la pelos seguintes benefícios:

  • Conhecer pessoalmente o candidato e entender quais são suas motivações para querer entrar no cursinho.
  • Averiguar se o candidato se sente parte da comunidade do CUP, para além da sala de aula e como uma organização que visa ensinar e integrar o aluno frente ao vestibular.
  • Identificando as perguntas-chave, o cursinho terá na entrevista uma poderosa ferramenta para encontrar os alunos com determinada característica, desde brilho nos olhos até foco em um vestibular específico.

Por fim, a etapa mais importante:

Conversar com outros cursinhos universitários populares para entender como eles fazem seus processos seletivos e entender quais etapas funcionam, quais não funcionam, quais desafios eles enfrentaram e etc.

Dessa forma, o cursinho enriquecerá muito seu processo seletivo e poderá trocar experiências com outros cursinhos, sendo efetivamente parte dessa rede de mudança! 🙂  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *