Como Fazer Um Bom Processo Seletivo?

Processo seletivo

Nós do Brasil Cursinhos acreditamos que a maioria dos Processos Seletivos de hoje são muito rasos, e acabam não identificando os talentos especiais dentro de cada um. Dentro do nosso Processo Seletivo (que está aberto hoje) implementamos várias pequenas medidas para nos ajudar com isso:

1. Defina sua Persona

Entenda quem é seu candidato entenda as necessidades de sua organização e defina o perfil que você está procurando. Deve-se analisar o cargo e os requisitos para que essa pessoa trabalhe com maestria. Além disso,  encontre o melhor canal para atingir esse tipo de pessoa.

Escolha os canais em que a pessoa irá encontrar você, pode ser desde um simples email ou cartaz, até um grande evento que reúna esse perfil de pessoa, hoje mídias sociais são um bom canal para encontrar pessoas por exemplo. Quanto mais candidatos se engajarem, maior a possibilidade de encontrar alguém surpreendente!

2. Saiba quanto pode gastar

Defina se haverá custo de inscrição ou não, além do que será coberto pela sua equipe e o que estará a cargo dos candidatos. O orçamento é um fator essencial para o sucesso do PS, além de um limitante para o planejamento. Divulgue a informação entre a equipe e não poupe esforços para manter os custos dentro do planejado.

Lembre-se de deixar uma pequena margem para imprevistos. Além disso, esteja atento ao controle destes gastos, utilize alguma ferramenta ou responsabilize um membro de sua equipe para comandar o fluxo de caixa.

3. Planeje cada etapa

As etapas devem ter um propósito condizente com o perfil desejado (como por exemplo realizar uma tarefa do cargo) e com o objetivo da organização, considere  utilizar um quadro de responsabilidades como o 5W2H e fazer um bom plano de risco para cada dia. Cada detalhe pode ser decisivo, um processo seletivo bem planejado se torna experiência única para quem deseja fazer parte da sua organização, além de um incrível meio de divulgação dos seus trabalhos.

Certifique-se de que as provas testarão todos de forma igual e avaliarão os requisitos necessários para os cargos. Caso tenha poucos recursos, opte por provas a distância como formulários online, entrevistas por skype ou entrega de atividades por e-mail.

4. Tenha critérios de avaliação ou eliminação

Critérios muito bem definidos e conhecidos por toda equipe asseguram um ambiente sem conflitos e seguro para decidir quem será contratado ou não. Preparar um material de avaliação e suporte para a equipe é uma forma de assegurar uma ótima execução das atividades e excelentes resultados.

Critérios de eliminação podem ser essenciais para diminuir a carga de trabalho de sua equipe. Critérios como: área de estudo, nível de formação, horas disponíveis; são excelentes filtros quando se tem um grande número de candidatos para avaliar, em pouco tempo.

5. Prepare sua equipe  

Workshops e palestras são ótimas maneiras de preparar sua equipe. Busque avaliadores com experiência ou aptidão para analisar os candidatos, eles decidirão quem irá compor o futuro da sua organização.

É importante que todos entendam os critérios da mesma forma e saibam como extrair as informações corretas dos candidatos. Tão importante quanto será a equipe de suporte! Certifique-se de que cada membro entenda sua importância e saiba o momento certo para entrar em ação.

6. Defina um meio de comunicação eficiente

Imprevistos ocorrem, por isso é importante que todos estejam alinhados e à postos para ajudar. Manter todos alinhados e em ritmo igual exige esforço, transparência e engajamento. Otimize a comunicação, atualize a equipe periodicamente e exija participação de todos.

Lembre-se também de descobrir qual o meio mais adequado de manter contato com os candidatos. Seus candidatos costumam utilizar e-mail? LinkedIn? Facebook? Busque os meios mais seguros. Você não vai querer perdê-los por falhas de comunicação!

7. Tenha muita disposição  

Deixe claro para a equipe quanto tempo cada um deverá dispor para o processo seletivo, assim como o que se espera em cada entrega. Os dias de planejamento exigem bastante esforço, mas a etapa de avaliação pode ser ainda mais cansativa. Certifique-se de que sua equipe descanse e se alimente muito bem nesse período.

Rafael Freccia (escritor desse post) foi quem conduziu processos seletivos para o cursinho universitário popular Einstein Floripa, e foram feitas com tanta maestria que até eliminados elogiaram e disseram que cresceram muito no processo seletivo!

E você, já participou de algum processo seletivo legal? Conte para nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *