Personalidades que revolucionaram através da educação

O dia 28 de Abril marca o Dia Internacional da Educação, data que lembra o poder que a educação tem de transformar a vida das pessoas e da sociedade. E para comemorar separamos aqui algumas pessoas, que causaram impactos positivos no Brasil e no mundo através da educação, para você conhecer e se inspirar.

Paulo Freire nasceu em Recife, no dia 19 de Setembro de 1921 e faleceu em 2 de Maio de 1997. Ele foi professor e filósofo, um dos pensadores mais importantes da pedagogia no mundo, conhecido por suas pesquisas no âmbito da alfabetização.

Acreditando no impacto que saber ler e escrever podia causar na vida das pessoas, ele desenvolveu um método de alfabetização que tratava de educar com palavras-chave a partir da experiência de cada aluno. Durante a Ditadura Militar, por defender a educação como forma de despertar o pensamento crítico e alcançar a autonomia ele foi exilado retornando após 16 anos.

Recebeu diversos títulos, dentre eles o de Patrono da Educação Brasileira. Escreveu obras que são citadas em trabalhos no mundo todo. A mais conhecida é “Pedagogia do Oprimido” que trata questões como oprimido x opressor e propõe um novo relacionamento entre professor, estudante e sociedade. Paulo Freire foi um dos brasileiros mais homenageados da história.

Malala Yousafzai nasceu em Mingora, Paquistão, no dia 12 de Julho de 1997. Ela é uma jovem que enfrentou o Talibã e se dedicou a lutar pelo direito à educação das meninas.

Em 2008, o Talibã assumiu o controle da cidade em que ela morava, Vale do Swat, proibindo muitas coisas, dentre elas o direito das meninas de frequentarem a escola. Malala então, se dedicou a lutar pela educação e ficou conhecida por essa causa, passando a conceder entrevistas e fazer palestras. Em 2012, um atirador disparou no lado esquerdo de sua cabeça. Malala foi transferida para o Reino Unido, onde passou por diversas cirurgias.

Após sobreviver ao atentado, ela criou o Malala Fund, instituição de caridade para ajudar meninas do mundo todo a alcançarem o futuro que desejam, e recebeu Prêmio Nobel da Paz em 2014 com apenas 17 anos. Hoje, Malala estuda Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford e continua sua luta, para que meninas tenham direito a uma educação de qualidade.

Para conhecer mais sobre sua história ela tem um livro “Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã”, escrito pela jornalista britânica Christina Lamb.

Célestin Freinet nasceu em Gars, França, no dia 15 de Outubro de 1896 e faleceu em 8 de Outubro de 1966. Ele foi um pedagogo que acreditava que a interação entre o professor e o aluno era essencial para o aprendizado, mas que a educação ia além da sala de aula e de encontro com a realidade do aluno.

Ele defendia trabalhos em grupo, jornal escolar, desenhos, experimentos, tudo que desenvolvesse a criatividade, curiosidade e senso crítico dos alunos. Ele seguia a corrente da Escola Nova, que propunha uma educação focada no aluno.

Existem diversas obras de Célestin Freinet como, Pedagogia do Bom Senso, A Educação do Trabalho e Ensaio de Psicologia Sensível, para compreender melhor seu pensamento.

Gabriela Mistral, que é pseudônimo literário de Lucila Godoy Alcayaga, nasceu em Vicuña, Chile, no dia 7 de Abril de 1889 e faleceu em 10 de Janeiro de 1957. Ela foi educadora e poetisa. Escreveu diversas obras que trazem como temas principais amor, memórias pessoais e relação de mãe e filhos.

Em 1922, foi convidada para trabalhar no Ministério da Educação do México e se tornou referência na pedagogia. Em 1945, recebeu Prêmio Nobel de Literatura e virou destaque na nessa área, viajando o mundo para participar de comissões culturais das Nações Unidas.

_____________________

E se você também é um amante da educação (assim como nós!), acompanhe esses e outros conteúdos nas nossas mídias digitais:
Facebook:
https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/
E Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/

#BrasilCursinhos #BC2020 #Educação #DesenvolvimentoPessoal #DiaDaEducação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *