O que é o Movimento Universitário de Cursinhos (MUC)?

Conheça mais sobre essa rede, a qual a Brasil Cursinhos também faz parte
Registro do ENCUP 2018 – Foto: Brasil Cursinhos

Origem

Nos idos de 2014, alguns cursinhos populares já se destacavam pelo país, obtendo resultados significativos, no que tange, em especial, à sustentabilidade financeira, à pedagogia e ao acompanhamento psicopedagógico de seus alunos.

Entretanto, concretamente, não havia uma troca regular de informações entre essas organizações, considerando-se, inclusive, a necessidade de algumas delas em promover melhorias internas e, a partir disso, recorrer a outro cursinho, em busca de novas ideias para um determinado problema. 

Esse mesmo ano, contudo, estabelece o início de um processo de comunicação permanente entre esses grupos. 

No ano seguinte, 2015, líderes do Curso Alberto Santos Dumont (São José dos Campos/SP), Cursinho Popular da POLI USP (São Paulo/SP), Galt Vestibulares (Brasília/DF) e Einstein Floripa (Florianópolis/SC) começaram a conversar e trocar informações sobre projetos e processos internos, de modo a criar mais impacto e crescimento interno e externo para jovens e o país como um todo.  

Esses debates também criaram o protótipo da Brasil Cursinhos, a partir dos representantes dessas mesmas organizações.  

Dada as reuniões e pautas iniciais discutidas, no intuito de fortalecer suas conexões, viu-se, com o aproximar de 2016, a necessidade de criação de uma rede, a qual, hoje, é fortalecida e representada pela Brasil Cursinhos.  

 

O MUC: objetivos e crescimento  

Em 2016, então, nascem a Brasil Cursinhos e o Movimento Universitário de Cursinhos (MUC), o qual consiste na união de Cursinhos Universitários Populares (CUPs) vinculados ao meio da educação popular, os quais são constituídos e voltados, em sua maioria, por e para graduandos. 

Dentre outros objetivos da recém-criada organização, destacam-se o fortalecimento da rede e a geração de insumos (estratégias, ações, eventos, suporte e afins) para o próprio MUC (incluindo os cursinhos populares) e a BC. 

Falando nisso, a Brasil Cursinhos também dá seus primeiros passos nessa época e, efetivamente, começa a promover seus projetos e conceitos iniciais. Já em 2016, há a realização do primeiro ENCUP (Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares), reunindo mais de 200 voluntários dos CUPs. O evento tinha como objetivo abordar a educação popular e gerar discussões acerca disso.

A BC também aplicou seu primeiro simulado nacional em 2016, sob os moldes do Exame Nacional do Ensino Médio, a fim de observar como a rede estava se desenvolvendo através do alunos.  

Em 2017, o MUC cresce exponencialmente, aumentando de 5 para mais de 10 organizações filiadas à rede. Outras conquistas do ano também foram obtidas, tais como: o aumento do impacto no número de alunos, maior cobertura de atuação a nível nacional, a aplicação de mais dois simulados, um no início e outro no final do ano – a fim de promover diagnósticos de atuação – , além da realização do segundo ENCUP. 

Em 2018, o impacto se fortalece dentro e fora da Brasil Cursinhos, do MUC e, principalmente, nas pessoas beneficiadas por essas ações, por meio de projetos, discussões, metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.   

O ano de 2019, marca a concepção e criação do Planejamento Estratégico (PE) em Rede para o biênio 2020-2021, feito, conjuntamente, entre os cursinhos filiados à rede, e voltado para o MUC e a BC.  

O ano passado também proporcionou um ENCUP mais diversificado e o desenvolvimento de uma proposta de valor em comum a todos os envolvidos nesse organismo. 

 

Propósito e duplo impacto 

Ainda em 2017, apesar de todo êxito, constatou-se a necessidade de construção de um propósito em comum, um alinhamento, um direcionamento igual entre MUC, CUPs e BC.  

Afinal, por quais motivos a Brasil Cursinhos e o Movimento Universitário de Cursinhos existem? 

A partir de uma pesquisa feita junto a 144 universitários voluntários dos cursinhos da rede, antigos voluntários, ex-líderes de CUPs, alunos e ex-alunos, representantes de cursinhos discutiram conjuntamente, no ENCUP 2017, a respeito de qual caminho estava sendo percorrido, até então.   

Esse processo serviu, enfim, para a definição de um grande propósito: melhorar a educação no Brasil, por meio do Duplo Impacto. 

Na primeira ponta, em curto a médio prazo, objetiva-se o ingresso do jovem de baixa renda na universidade – firmando seus sonhos e direitos; e na segunda extremidade estão os universitários, desenvolvendo profissionais capazes de mudar o Brasil. Jovens com alto poder de transformação e de atuação em ampla escala.  

De médio a longo prazo, esses ex-alunos dos cursinhos retornam aos CUPs, promovendo impacto interno, ora como voluntário na área de gestão ou de pedagogia, ora como doador de recursos.

Visando-se, assim, a troca de saberes entre alunos e ex-alunos, esses, agora, na posição de voluntários. 

Dessa forma, o impacto final se consolida – uma educação de melhor qualidade e em maior cobertura para todos os brasileiros.  

 

Atualidade  

Hoje, o MUC conta com cursinhos em todas as regiões do país, do Acre à Santa Catarina. 

Além disso, contabilizam-se:  

  • Mais de 1200 universitários voluntários;  
  • E mais de 3500 alunos, anualmente; 
  • Os quais passaram pelos 16 cursinhos filiados à Brasil Cursinhos, até o momento. 

E não para por aqui! 

Neste 2020, o MUC está contando com novos cursinhos universitários populares e, certamente, está junto de novos líderes, voluntários e alunos, sempre em prol de ações que fortaleçam e ratifiquem a educação nacional.

_____________

E se você também é apaixonado (a) pela educação, acompanhe esse e outros conteúdos nas nossas mídias digitais: 

Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/ 

Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *