“O ENCUP trouxe diversos aprendizados e foi responsável por trazer vários pontos de melhoria dentro do cursinho.”

Presidente e Vice-Presidente do Gerabixo, em 2020, discorrem, dentre outros, das motivações, objetivos, sentimentos e resultados que motivaram o CUP do interior paulista a fazer parte do Movimento Universitário de Cursinhos, filiando-se à BC, bem como do evento anual promovido pela Organização.
Representantes do Gerabixo, no ENCUP 2019 – Foto: BC

 

O tempo voa, não é? 

Já estamos em outubro, mês dos professores, e o #NosCUPs, um dos quadros de conteúdo da Brasil Cursinhos está por aqui de novo. 

E com a atual pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), a 5ª edição do Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares (ENCUP) deste 2020, teve que ocorrer remotamente, um recurso que se tornou cada vez mais utilizado em vários âmbitos, dado o contexto que vivemos.

Insegurança econômica, crise sanitária, desemprego, sistema público de educação defasado, evasão, cancelamento de matrículas, e pré-vestibulandos vendo o sonho do ingresso no Ensino Superior ficar um pouco mais incerto. 

Mesmo assim, frente às adversidades do ano atual, fizemos diferente, de modo a assegurar uma experiência única e inesquecível para todos que participaram do evento, a exemplo das edições anteriores.

Nos últimos dias 10 e 11 de outubro, reunimos universitários de todo o Brasil, sobretudo aqueles que atuam nos Cursinhos Universitários Populares (CUPs), a fim de discutir a educação do nosso país. 

Através de palestras, capacitações e troca de experiências, pudemos inspirar, ajudar, impactar e transformar cada vez mais a vida dos jovens. 

Caroline Garcia e Gabriela Macedo, Presidente e Vice-Presidente, respectivamente, do Gerabixo, Cursinho Universitário Popular (CUP) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), em Sorocaba/SP,  são duas agentes de transformação da educação popular, e recordam as ótimas experiências obtidas nos ENCUPs anteriores. 

E nós, da BC, pudemos entrevistá-las recentemente, para dizer a você – gestor, professor e estudante, que está preocupado com as questões recorrentes do país, sobretudo no ensino público – como é fazer parte dessa comunidade de apaixonados pela educação, chamada Movimento Universitário de Cursinhos (MUC).     

***

Legenda – CG: Caroline Garcia; GM: Gabriela Macedo 

O que é o Gerabixo?

CG e GM: O cursinho foi criado em agosto de 2006 por jovens que sonhavam em mudar a educação. 

Sempre foi destinado a alunos de baixa renda e que haviam estudado em escola pública. Conseguimos impactar aproximadamente 2000 alunos ao longo da nossa história. 

O cursinho tem sua sede no campus da Unesp-Sorocaba, e atende duas turmas com 70 alunos cada (matutino e noturno). 

Contamos com aproximadamente com 50 voluntários, entre alunos da própria Unesp e da região, que atuam no administrativo e no pedagógico do cursinho. 

Como se deu o ingresso de vocês no cursinho? 

CG: Entrei no Gerabixo em agosto de 2017, como professora de literatura e, desde então, assumi a coordenação da comissão de professores por dois anos e hoje estou na presidência do cursinho junto com a Gabi. 

GM: Entrei no Gerabixo em fevereiro de 2018, como professora de geografia do Brasil, e em 2019 assumi as aulas de história do Brasil. 

Fui voluntária por dois anos da comissão de professores e atualmente divido a presidência com a Carol. 

 

O que sentem fazendo parte de um Cursinho Universitário Popular? 

CG: Sou muito feliz e grata por fazer parte de um cursinho popular. Gosto muito de ajudar as pessoas e percebo que o contato com os alunos me permite mais do que somente ensinar, aprendo muito com eles também. 

Foi a partir do cursinho que entendi que dar aulas para alunos de baixa renda e que tiveram um estudo defasado é fazer parte da mudança de vida deles através da educação. 

GM: É muito gratificante fazer parte de um cursinho popular e fazer parte da luta pela democratização da educação. Aprendo todos os dias com os alunos, o time de voluntários do Gera e com colegas e outros cursinhos populares. É incrível a transformação que a educação popular trouxe para a minha vida. 

Qual o papel dos CUPs, frente ao contexto atual da educação pública, sobretudo nas questões pré-vestibular?

CG e GM: A defasagem da educação pública reflete muito no futuro dos alunos. Percebemos que a função do cursinho em meio a esse panorama é suprir a falta do Estado e tentar trazer um ensino de qualidade mais democratizado. 

Em qual ano o Gerabixo se filiou à Brasil Cursinhos e ao MUC, e por quais circunstâncias?

CG e GM: O Gera se filiou em 2018 pensando em estender os laços com outros cursinhos que lutavam pela mesma causa: transformar o mundo através da educação. 

Percebemos que com essa parceria poderíamos evoluir, já que diversas discussões os pontos abordados nos traziam e nos trazem ainda contribuições muito valiosas. 

Pessoalmente, como a Brasil Cursinhos gerou resultados para o Gerabixo? Quais os diferenciais de fazer parte dessa rede? 

CG e GM: A BC contribuiu muito em diversos pontos. As discussões entre os CUPs agregam muito quando temos algum problema a ser sanado e isso contribui na tomada de decisões. 

O ENCUP, por exemplo, trouxe diversos aprendizados e foi responsável por trazer diversos pontos de melhoria dentro do cursinho.

Qual a opinião dos demais membros da administração do cursinho, corpo docente e discente, acerca dos diferenciais proporcionados pela BC?

CG e GM: A integração proporcionada pela BC favorece a troca de experiências com outros CUPs, e consequentemente, nos traz aprendizados constantes. A criação da Comissão do Jurídico-Financeiro é um ótimo exemplo de como o aprendizado rendeu bons frutos. 

Recomendariam aos CUPs ainda não filiados que se juntassem à BC e ao MUC? Por quê?

CG e GM: Sim, o grupo traz discussões e ao mesmo tempo tem uma leveza para lidar com tudo. Coisas importantes são levadas em reuniões e discutidas entre os membros ao mesmo tempo que marcamos GARTIC para interagir com os representantes da BC e dos outros cursinhos. 

O que é educação para vocês?

CG e GM: Existe uma famosa frase do Paulo Freire que diz que a educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas e pessoas transformam o mundo. 

Para nós a educação fornece a possibilidade dos alunos criarem um pensamento crítico e lutarem para romper com um sistema desigual. Com isso esperamos que eles consigam transformar suas realidades e conquistarem um futuro melhor. 

Cabe a nós, docentes e apoiadores da educação popular, dar subsídio para que o ensino seja libertador. 

_____________________

 

E se você também é apaixonado (a) pela educação, acompanhe esse e outros conteúdos nas nossas mídias digitais: 

Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/

Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/

Quer saber mais sobre o Gerabixo?

Então, acesse: 

Facebook: https://pt-br.facebook.com/Gerabixo/

Instagram: https://www.instagram.com/cursinhogerabixo/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *