Processo Seletivo de professores no CUP: guia de boas práticas

Processo Seletivo

Um Cursinho universitário popular precisa encontrar professores voluntários e realizar processos seletivos constantemente pois, como uma entidade estudantil, todos os anos saem muitos professores. Fazer esse processo de uma forma organizada é essencial para o cursinho. Mas quais são os possíveis passos para isso?

 

É de extrema importância para manter a qualidade de ensino do cursinho ter bons professores. Primeiramente, porque bons professores implicam em melhores aulas e conhecimento transmitido de forma mais efetiva. Além disso, porque o membro do cursinho, ao ser ou se desenvolver um bom professor, tem habilidades melhoradas, como a oratória e a capacidade de reter a atenção do público, que são usadas futuramente na vida profissional.

 

Por que fazer processos seletivos?

Nem todos os universitários que querem dar uma aula necessariamente serão bons professores, e por isso é importante fazer um processo seletivo. É importante realizá-los nos períodos do ano que têm maior troca de professores, ou seja, no final ou começo do ano. Além disso, é importante ter um banco de dados com professores que já fizeram o processo seletivo a fim de ter professores substitutos caso haja uma evasão não planejada do corpo docente.

Abaixo são listadas as etapas mais comuns que os cursinhos realizam para processo seletivo de professores:

 

Inscrição Online

Essa etapa consiste em submeter o professor a um formulário de inscrição online e costuma ser a primeira etapa do processo seletivo. Este formulário serve a vários objetivos, como:

1 – Ser uma forma prática dos professores aprenderem mais sobre o cursinho, pois ali o cursinho coloca muitas informações importantes, como horários de aula, regras e etc.

2 – Ser uma forma prática de saber quantos professores querem entrar no cursinho (para calcular quantas provas imprimir, entrevistas a fazer, etc.), e isso realmente faz muita diferença, pois ali você vai descobrir se você vai fazer a prova para 40, 400 ou 4000 candidatos.

3 – Já conseguir dados básicos dos professores, para auxiliar posteriormente no processo seletivo, como nome completo, data de nascimento, escola onde estudou e afins. Além disso, podem ser feitas algumas perguntas que podem auxiliar o cursinho a fazer análises a partir dos dados gerados e a elaborarem perguntas que avaliem se os candidatos se enquadram nos pré-requisitos dos processos seletivos.

4 – Se houver professores demais inscritos para a quantidade de provas/entrevistas que o cursinho suporta, o formulário pode ser usado como etapa eliminatória para remover os professores do processo seletivo que de cara não se encaixam nos critérios escolhidos pelo cursinho.

5 – Por fim, o processo de inscrição online é interessante para quando há poucas pessoas na equipe do processo seletivo ou há muitos candidatos, pois ele dará agilidade nessa primeira etapa de  seleção onde há muitos candidatos que não fazem o perfil do cursinho.

 

Seleção de currículos

Essa fase é facultativa. Caso o cursinho tenha vários candidatos, pode selecioná-los de acordo com certos critérios para então chamar alguns para fazer a aula teste. Os critérios são escolhidos pelo cursinho, recomendando-se considerar se o professor é universitário (graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado) ou não.

 

Realização da aula teste

Essa etapa é importante pois:

1 – Você estará avaliando, na prática, como o professor atua em sala de aula já que muitos professores podem ser muito bons em determinada matéria mas não terem a didática necessária para ensinar a matéria.

2 – É essencial que você opte por professores que consigam cativar e encantar sua platéia (alunos); ter professores com essa competência em alta pode ser um dos fatores decisivos para seu aluno se motivar ou não com o cursinho.

Para fazer esta etapa, sugere-se que os candidatos recebam um case com um ou mais temas sobre o qual deve preparar uma aula.  Nessa aula teste, cuja duração costuma ser de cerca de 20 minutos, recomenda-se avaliar os seguintes tópicos: fala, lousa, postura e conteúdo.

  • A fala implica dicção, capacidade de alcance de voz, vícios de linguagem e uso de linguagem acessível aos alunos.
  • Já a lousa envolve aspectos como organização, letra, cor e didática.
  • Quanto à postura, o professor deve passar “segurança”, andar por toda extensão da frente da sala e conseguir fazer com que a sala em quase sua totalidade esteja acompanhando a aula.
  • Por fim, pode-se avaliar a abordagem ao tema escolhido para a aula teste. Neste sentido, é fundamental que o candidato escolha assuntos pertinentes ao vestibular.

Cada professor apresenta sua aula teste com tema predefinido. Na banca avaliadora, recomenda-se ter uma pessoa para avaliação geral e um professor ou ex-professor da disciplina, podendo conter mais avaliadores.

Durante e após a aula, recomenda-se que sejam feitas perguntas sobre o tema, de preferência, perguntas que os alunos poderiam fazer, para observar como o professor consegue lidar com essas situações.

 

Entrevista

Muitos professores podem ter uma excelente didática, serem super cativantes, muito inteligentes, mas não ter a disposição/motivação necessária para lecionar na realidade de um cursinho universitário popular. Por isso, na entrevista é importante avaliar se o candidato possui o perfil que se encaixa no que o cursinho deseja para ocupar a vaga, além de estar muito alinhado à função e o funcionamento interno do cursinho, como horário, regras, heterogeneidade da equipe e dos alunos.

 

Prova

Para avaliar o conhecimento do professor, pode-se fazer uma prova com questões de múltipla escolha e/ou dissertativas. Uma das vantagens é conseguir avaliar o conhecimento do professor sobre assuntos de toda a disciplina, diferentemente da aula teste, onde há um tema específico selecionado. Essa etapa é opcional, ficando a critério do cursinho decidir fazer ou não.

 

Para finalizar, é difícil encontrar um processo seletivo perfeito, uma vez que o ciclo de seleção é também um ciclo de aprendizado. Existem outras etapas e formas em que um processo seletivo de professores pode funcionar em um cursinho universitário popular. Para qualquer estilo de processo seletivo, é importante ter em mente qual universitário se espera que se candidate, para assim traçar uma estratégia de como chegar até ele.

 

Independentemente do processo seletivo que você e seu cursinho escolherem fazer, é importante que você converse com outros presidentes ou diretores de cursinhos universitários para entender quais já foram as suas dificuldades e aprendizados, para assim gerar o melhor impacto possível dentro do seu cursinho. A Brasil Cursinhos também está sempre disponível para fazer conexões e mentorias e ajudar cada vez mais nos processos do cursinho para que juntos, de aluno para aluno, transformemos a história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *