5 Técnicas Para um Estudo Focado no Vestibular

técnicas de estudo

[est_time]

O mundo mudou! Hoje, nós podemos conversar em tempo real com alguém do outro lado do mundo e saber todos os resultados de qualquer liga esportiva do mundo. Entretanto, as escolas não acompanharam essas transformações e ainda utilizam métodos de dois séculos atrás.

A Brasil Cursinhos uniu aqui algumas técnicas e ferramentas, pouco utilizadas nas nossas escolas em geral, mas que podem te ajudar muito.

Faça cartões com as matérias

Faça quadrados/retângulos com cartolina, folha branca ou de caderno. Escreva de um lado o nome da matéria que você vai tratar, e do outro a explicação. Por exemplo: No cartão escrito “Guerra Fria” você escreve no verso os pontos que considerar mais importantes para a compreensão da matéria.

Esse esquema de estudos é uma variação dos resumos, com as matérias subdivididas em tópicos em cada cartão. Dessa forma, você pode estudar pegando os cartões e explicando os tópicos como se fosse uma pergunta de prova.

Há um aplicativo chamado Quizlet que permite que você crie seus próprios cartões e armazene-os em seu celular. É uma forma prática de sempre levar o seu estudo com você, e o aplicativo ainda conta com recursos que ajudam na hora de testar seus conhecimentos.

Vídeos

Você já deve conhecer e assistir a vários vídeos de diferentes canais do YouTube, afinal, essa é a maneira que muitos jovens têm utilizado para aprender o conteúdo das disciplinas, com “aulas particulares” que podem ser assistidas inúmeras vezes, pausadas e, se não gostar do professor, com um clique você troca.

Existem diversos canais que produzem conteúdo para quem gosta de estudar por vídeos. A nossa recomendação é o Descomplica, parceiro da Brasil Cursinhos disponibilizando todo o conteúdo do seu site de forma gratuita aos alunos dos cursinhos da rede. Nele você pode assistir aulas e fazer exercícios que cobrem toda a matéria do Ensino Médio e atualidades para você mandar bem nos seus vestibulares! Com mais de 1900 vídeos publicados, o canal do Descomplica no YouTube é uma ótima opção para quem quer um profissional explicando qualquer matéria que esteja com dúvidas.

Crie um “espaço do conhecimento” em seu quarto

Pode ser em uma cartolina, num quadro metálico usando ímãs ou colando vários post-it na parede. Da maneira que preferir, una as informações cruciais para que você atinja sua meta (prova, concurso, vestibular…) de forma que você possa vê-las diariamente. Coloque as fórmulas de física na parede ao lado da casa, os movimentos literários do século XX em frente à sua mesa de estudos e os principais compostos da química orgânica no espelho do banheiro.

A intenção não é ficar obcecado com a matérias, sair correndo pelo quarto desesperado lendo tudo ou tentando fugir de tudo isso. A ideia é que você visualize todas aquelas informações enquanto faz as coisas do seu dia a dia, de forma que você consiga com o passar do tempo se lembrar delas mais facilmente.

Organização

Tá, essa dica não é exatamente nova, mas é extremamente importante. Como esse é um assunto complicado para muitas pessoas, vou escrever umas das várias maneiras possíveis na qual você pode se organizar para fazer um melhor uso de um dos recursos mais valiosos que nós temos: o tempo.

Assim como o “espaço do conhecimento”, o ideal é colocar em sua parede, ou algum outro lugar visível e de fácil acesso, uma espécie de calendário com a sua semana, dividindo os dias em manhã, tarde e noite. Assim, você pode escrever o que você deve fazer em cada período dos dias da semana. Estudar matérias de exatas na sexta de manhã, biológicas a tarde e comemorar o aniversário do seu melhor amigo de noite. Sim, você também pode programar seus descansos, e dessa forma fica inclusive mais fácil você se organizar e fazer tudo o que precisa em outros horários para que não fique com consciência pesada ou pensando em estudos na sua preciosa hora de diversão e relaxamento.

Para carregar o seu planejamento do dia com você, recomendamos dois aplicativos: Google Agenda  e Evernote. Os dois são muito bons para você agendar o que precisa fazer nos diferentes períodos do dia. O aplicativo do Google é mais simples de usar, enquanto o Evernote é mais completo. Faça o teste e descubra qual combina mais com o seu perfil!

Estudo em grupo

Se você não gosta de ficar sozinho estudando por várias horas, saiba que unir um grupo de amigos para estudar é uma ótima (mas perigosa) opção.  Com várias pessoas, vocês podem se alternar em quem explica e os que fazem perguntas, de uma forma dinâmica e que não fique chato ou cansativo. Dessa forma, quem tinha dúvidas pode ser ajudado por quem está dominando mais a matéria, enquanto essa pessoa reforça aquilo que ela já sabia.

O perigo de estudar em grupo está na falta de foco. Se uma parte do grupo começa a desviar a atenção ou conversar sobre outros assuntos ao mesmo tempo em que a outra parte do grupo está tentando estudar, todo mundo acaba por ficar insatisfeito e o estudo não rende.

Por isso, estabeleçam algumas regras antes de começar os estudos, como a ordem em que serão estudadas as matérias, como serão divididos os espaços de fala entre as pessoas e alguns horários de pausa, para dar uma relaxada e voltar a estudar com o foco restabelecido.

 

2 comentários sobre “5 Técnicas Para um Estudo Focado no Vestibular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *