Planeje os seus estudos para os próximos meses

estudar pro vestibular cursinho pré-vestibular gratuito universitário popular brasil cursinhos

Você está no terceiro ano do Ensino Médio ou no cursinho? Vai prestar vestibular no final do ano? O ano de um vestibulando é bem intenso e o planejamento realizado no começo do ano pode ser um diferencial nos resultados obtidos.

Por isso, compilamos sugestões que podem servir de base para o seu planejamento! Seguem abaixo dicas do que fazer mês a mês para você que está lutando pelo seu sonho de entrar na universidade.

Maio

Mês das inscrições do ENEM! Atenção ao prazo tanto da inscrição – dia 8 a 19 de maio! – quanto ao pedido de isenção de taxa, caso necessário. Vai fazer vestibulares de inverno? Esse é o mês para se decidir também.

Se você quer saber mais sobre o ENEM, ferramentas de estudos e ver histórias de alunos como você, fique de olho  e curta nosso Facebook.

Alguns cursinhos populares oferecem turmas semestrais. Se você não teve a chance de ingressar numa turma no início do ano, esse pode ser um bom momento para procurar inscrições para vagas em um cursinho popular para o segundo semestre. O GALT Vestibulares de Brasília é um exemplo de Cursinho Universitário Popular que abre processo seletivo nessa época.

Também já olhe os editais e documentos exigidos.

Por fim, monte um cronograma no qual estime quantas horas irá estudar por dia, a quais matérias irá se dedicar por mais horas, as atividades que irá fazer além do cursinho – é importante manter o equilíbrio em um ano puxado – e o que fará aos finais de semana.

Junho

Já sabe qual carreira seguir? Você pode usar esse mês para pesquisar sobre carreiras e descobrir cursos que não conhecia, como Gestão Pública ou Engenharia Física. Se possível, tente viver um dia na rotina dos profissionais formados nos cursos de maior interesse para ver se o dia a dia é o que você deseja.

Sabe em quais universidades gostaria de estudar? Procure descobrir isso nesse mês também! Pesquise sobre localização, qualidade, áreas de pesquisa, reconhecimento no mercado de trabalho, custo de vida da cidade, mensalidade (caso a faculdade seja particular), oportunidades de bolsa, auxílios financeiros de universidades públicas, entre outros.

O MEC (Ministério da Educação) tem dois importantes programas para auxiliar estudantes de universidade particulares: o PROUNI, que fornece bolsas parciais e até totais, e o FIES para financiamento estudantil.

Se já vem estudando desde o começo do ano, esse é um ótimo momento para fazer um balanço sobre seus estudos. Estão rendendo? Está com a matéria praticamente em dia? Está conseguindo acompanhar as aulas? Se a resposta for negativa para alguma dessas perguntas, pode ser um indício de que seja hora de parar um pouco a fim de se organizar melhor e pedir ajuda para algum(a) amigo(a) ou professor(a).

Julho

Julho costuma ser o mês de férias. Se você está no cursinho desde o começo do ano, é necessário descansar por um período, como por exemplo, por duas semanas. Seu cursinho vai dar mais tempo de férias? Esse tempo pode ser utilizado para colocar a matéria do primeiro semestre em dia e ler os livros da lista obrigatória (caso o vestibular que irá prestar tenha uma).

Quando as aulas do segundo semestre iniciarem, tente respeitar a máxima dos professores: “matéria dada é matéria estudada”. Teve uma matéria na aula que não lembra com clareza? É o momento para dar um passo para trás, estudar novamente e então avançar dois passos para frente. 

Vai prestar vestibular neste mês? Busque manter a calma. Procure também descansar bem nos dias que antecedem a prova, e durante esta, ler as instruções com cuidado e se sentir ansiedade, respire fundo até se acalmar. Começar a prova por questões fáceis ou disciplina que você tem mais facilidade tende a te dar uma confiança e ânimo. Se você não souber como resolver uma questão, não se desespere e passe para a seguinte .

calendarioEm julho, todos os vestibulares já divulgaram seus calendários. Então é a hora ideal para você ver as datas e compatibilizar, ou seja, decidir qual vestibular irá prestar caso dois de interesse sejam no mesmo dia.

Agosto

Agosto é o mês que parece nunca acabar! Tente manter o foco e não desanimar. É um bom mês para treinar bem redação, em especial as do Enem, conhecendo bem os critérios de correção de cada vestibular.

Também fique atento às inscrições e leia com cuidado os editais. É muito importante ver o Manual do Candidato para saber exatamente os tópicos cobrados em cada matéria e se tem e qual é a lista obrigatória de livros daquele ano, pois assim haverá um direcionamento de seus estudos.

Aproveite também para conseguir material didático que poderá utilizar ao longo do semestre, pois muitos aprovados doam seus livros após a divulgação das listas de chamada.

Setembro

Esse é o momento ideal para começar a fazer provas antigas dos vestibulares que irá prestar. Conhecer bem o estilo da prova pode te garantir uma segurança maior, pois mostra a maneira e com quais conteúdos a banca examinadora tende a trabalhar anualmente. A prova da FUVEST, por exemplo, costuma trazer duas perguntas sobre genética em Biologia e algumas questões interdisciplinares. Enquanto na da UFSC, geralmente aparece uma pergunta teórica sobre termodinâmica e questões de geografia sobre questões específicas de Santa Catarina.

Também é importante saber as notas de corte para saber se provavelmente passará para a segunda fase ou conquistará sua vaga. Se o desempenho dos simulados não se mostrar satisfatório, veja em que matérias precisa se dedicar mais. Ainda dá tempo!

Outubro

Nesse mês, tente revisar os conteúdos que não aprendeu, terminar de ler os livros da lista obrigatória e dar uma olhada nas matérias das provas específicas dos vestibulares. Também procure fazer as provas antigas, no tempo certo e sem interrupções.

Além disso, se esforce para incluir em sua rotina assistir e/ou ler jornais para ficar por dentro das atualidades. Defina também um tempo para fazer redações quinzenalmente, sempre buscando entender seus erros ao receber a correção, a fim de se evitar cometer o mesmo duas vezes.

Novembro

Novembro? Estamos quase lá! Neste mês, ocorre a maioria das provas objetivas dos vestibulares. No dia anterior a prova, tente vivenciar um dia equilibrado, busque ir ao local da prova antes para saber como chegar. No dia, procure garantir uma grande margem de segurança no tempo e fazer uma lista dos documentos que você não pode esquecer! Tente manter a calma, e para isso vale tudo: pode oração, meditação, roupa da sorte, chocolate.

Dezembro

Passou para a segunda fase ou vai fazer provas dissertativas? Sim? Que ótimo! Foque nelas. Duas redações por semana e um simulado completo é o indicado. Se não, tente frequentar as revisões do cursinho e estudar em casa. O descanso no Natal e no Ano Novo são fundamentais, tal como o estudo nos outros dias, pois é a reta final dos vestibulares e afinal, você já chegou até aqui, certo?

Esperamos que essas sugestões auxiliem você a planejar o seu ano. Gostou das dicas? Tem alguma outra? Compartilhe com a gente nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *