Como transformar a Educação no Brasil, começando por sua comunidade

Com um objetivo definido e coragem de dar o primeiro passo, todos podemos transformar a educação em nosso país a partir de nossa comunidade.

Todos nós,  de uma maneira ou de outra, já quisemos mudar o Brasil. Seja nos momentos em que as notícias da corrupção e das famosas delações premiadas invadiram nossas casas, seja naqueles debates da aula de História. Nessas horas, ficamos indignados, e pensamos “como podem fazer isso com nosso país!”, “Quem colocou esses políticos no poder?”, e o famoso “Olha onde está a Educação do nosso país!”.

Mas passadas algumas horas, a maioria de nós volta às nossas vidas, e continuamos com o curso do dia, e todos aqueles desejos de mudanças ficam como nosso despertador segunda-feira de manhã: apertamos a função soneca.

No entanto, algo me deixa muito contente ao me deparar com essas situações, pois nós, enquanto cidadãos, ainda temos aquela centelha de mudança, aquela inquietação que nos diz que ainda temos chance, que dá para mudar, que dá para salvar o nosso Brasil!

Paulo Freire, um dos gigantes da Educação brasileira, dizia que devemos ter uma esperança ativa. Esperança, pois ainda não aconteceu, e ativa, pois demanda nossa ação, que abandonemos nossa inércia e coloquemos a mão na massa.  

Mas como podemos fazer para ter essa tal esperança ativa?

Em Alice no País das Maravilhas, existe uma passagem onde a jovem Alice se vê perdida em uma encruzilhada, e para prosseguir, deve escolher um caminho. Nesse momento aparece, ao alto de uma árvore, o Gato de Chershire, e pergunta à garota: “Para onde você quer ir?”. Ela responde que não sabe, pois está perdida. Ele, muito sabiamente, diz: “Para quem não sabe onde ir, qualquer caminho lhe convém”.

Ou seja, o primeiro passo é justamente saber para onde você quer ir, saber o que você quer fazer. Pode ser tirar algumas horas de sua semana para ajudar na escola de seu bairro, realizar uma campanha de doação de livros, ajudar seus filhos no dever de casa. O importante é que o objetivo seja claro!

Depois disso, devemos nos colocar a caminho, com coragem, enfrentando nossos medos e receios. É a hora de partir para a ação, sem pensar no que os outros vão dizer, nem pensando se você é bom o suficiente para ajudar. Todos nós, de uma maneira ou de outra, temos experiências e conhecimentos valiosos e úteis para nossa comunidade.

E com esses passos em mente, podemos ajudar ativamente nossa comunidade, nos tornando agentes transformadores da educação no Brasil. E para ajudar nessa jornada, a equipe da Brasil Cursinhos selecionou algumas sugestões para começar ainda hoje a mudar o futuro de nosso país:

#1: Converse com os professores:

São eles que melhor sabem o que está acontecendo na escola, quais são os pontos que os alunos estão com dificuldade e como  você pode ajudá-los!

#2: Seja mentor de um aluno:

Ter alguém para ajudá-lo a superar seus medos e desenvolver seu potencial é uma prática atemporal, mas o que poucos fazem é mentorar uma pessoa. Ao incentivá-la a se tornar uma pessoa melhor, você passa a enxergar melhor suas forças e fraquezas, e  também cresce nesse processo.

Embora com nossa vida agitada, parece impossível tirar algumas horas para se dedicar à ajudar alguém. Defina um tempo para conversar com seu mentorado, dar dicas e materiais, e acompanhar seu progresso. Esses minutos adicionarão mais vitalidade e sentimento de dever cumprido ao seu dia-a-dia, além de transformar a realidade de quem você é mentor. Somos influenciados por nosso meio, e todos sabemos que estar perto de gente boa nos motiva e nos faz querer alcançar metas ainda maiores. Seja uma boa influência na vida de um aluno!

#3: Incentive a leitura e o debate de ideias:

Ler é o primeiro passo para se tornar um cidadão crítico e consciente, e o debate de ideias nos ajuda a entender melhor o outro, e a promover mudanças para os problemas que afligem nossa comunidade. Faça doação de livros, crie uma biblioteca comunitária, leia para um jovem, estimule-o a expressar suas opiniões por meio de textos, vídeos e apresentações. Quem lê, aprende. Quem defende suas ideias, vive o que aprendeu e se torna mais independente.

#4: Apresente a comunidade ao aluno:

Há uma diferença muito grande em estar em uma comunidade, e realmente fazer parte dela. Muitas vezes nos perdemos em nossa rotina, especialmente em um mundo interconectado como o nosso, e o poder de transformação de nossos pares. E ao introduzirmos desde cedo nossos alunos ao trabalho comunitário e às questões locais, criamos uma identidade com a comunidade, que se fortalece e, com mais pessoas trabalhando em prol de um objetivo comum, tudo isso torna-se  um ciclo virtuoso. Atividades como visitas a asilos, cultivar hortas comunitárias e participar de arrecadações de alimentos são ótimas iniciativas. Educar para a cidadania também é educar!

#5: Apoie os Cursinhos Populares:

Hoje, muitos alunos de escola pública não têm a chance de entrar no Ensino Superior, seja pela falta de condições básicas de ensino, seja pela alta competitividade dos vestibulares, que demandam uma preparação longa e focada.

Para corrigir esse problema, e dar uma chance aos jovens de baixa renda, que não possuem condições para pagarem materiais nem professores particulares, surgiram os Cursinhos Universitários Populares. Eles são compostos por alunos que já estão na faculdade, e dedicam parte de seu tempo a dar aulas e ajudar os estudantes nessa jornada, como a Bárbara Roberta, do cursinho CASD Vestibulares.

Porém, os cursinhos costumam enfrentar diversos problemas, como falta de recursos, espaços físicos para as aulas, e problemas com a gestão. Para ajudá-los, a doação de livros, de recursos financeiros, e até mesmo dedicar parte de seu tempo ajudando com os processos da gestão do cursinhos, ajuda muito!

Conclusão

Por fim, como diz o filósofo e professor Mário Sérgio Cortella, “Formar pessoas demanda duas coisas: fazer bem aquilo que se faz, e fazer o bem com aquilo que se faz”. Tenho certeza de que, com um objetivo claro em mente, com a coragem de tomar o primeiro passo, e com a ajuda das dicas da Brasil Cursinhos, todos podemos transformar a educação em nosso país a partir de nossa comunidade.

 

Um comentário sobre “Como transformar a Educação no Brasil, começando por sua comunidade

  1. Excelente Levi. Parabéns pelo artigo. Tenho orgulho de você. A Educação precisa de atenção e transformação e são os pequenos passos que nos levam a grandes avanços. Continue neste caminho que, com certeza, você colherá frutos. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *