Como reduzir a evasão a partir de práticas do dia a dia

Aqui na Brasil Cursinhos trabalhamos sempre pelo compartilhamento de experiências. Acreditamos que o que pessoas incríveis numa parte do país aprenderam podem impactar positivamente pessoas em outra.

No ano passado publicamos uma série de casos de sucesso que você pode encontrar também no nosso blog na versão de ebooks que podem ser baixados!

É partindo desse pensamento que esse ano conversamos com vários cursinhos sobre alguns dos principais problemas que eles enfrentam para buscar juntar conhecimento que possa ajudar a todos que estão trabalhando para melhorar a educação no Brasil.

Assim, esse post inicia uma série de seis posts frutos dessa exploração.


Boas práticas em Cursinhos Populares: suporte aos alunos

 

Introdução

Uma pergunta que sempre ronda os membros dos cursinhos e até mesmo os alunos é: como criar suportes que colaborem para garantir o desenvolvimento dos estudantes?

Ao tentarmos compreender melhor a realidade socioeconômica e educacional de nossos alunos, veremos que várias questões permeiam o contexto em que vivem: como lidar com escola/trabalho e cursinho? Qual curso fazer? Como lidar com com a pressão da família, dos amigos e conhecidos? Como ficam as outras questões da vida, como a parte da família e a parte pessoal?

Criando conexões

O Arcadas Vestibulares é um cursinho pré vestibular gratuito, criado e mantido pelos alunos da faculdade de Direito da USP. Situado na Sé, centro de São Paulo, tem como objetivo fazer com que os alunos entrem nas principais universidades do país.

Com 145 alunos e 101 voluntários, o cursinho teve uma taxa de aprovação de 61% em 2017. Para buscar melhorar o suporte ao aluno, entendendo seu contexto socioeconômico e educacional, o CUP criou quatro projetos:

 

  1. Tutoria

É feito um acompanhamento individual dos alunos por membros do cursinho, no qual o tutor é um suporte extra e busca desenvolver uma relação de apoio com o aluno tutorado, auxiliando nas situações mais típicas que o estudante enfrenta em seu ano de preparação para o vestibular e nas suas individualidades.

A Tutoria é um momento em que os membros passam a entender melhor quais são as defasagens e necessidades dos alunos, e perpassa desde orientações de estudos e resolução de dúvidas até apoio psicológico.

Em 2018, 97 alunos são tutorandos de 52 membros da equipe do Arcadas, e essas relações individuais são apoiadas pelo acompanhamento e orientação da

coordenação pedagógica.

 

  1. Rodas de conversa

Ocorrem duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre. A equipe e os alunos se reúnem para as rodas de conversa, um dos momentos em que mais se evidencia o caráter de proximidade que procuram estabelecer ao longo de todo o ano, e onde membros e alunos conversam, desabafam, expõem medos e inseguranças, expectativas e esperanças.

 

  1. Apoio psicológico

Em 2018, o Arcadas está estruturando um projeto de auxílio psicológico aos alunos, contando com o suporte de profissionais da psicologia que estão contribuindo para a orientação dos tutores e para o efetivo auxílio dos alunos em suas inseguranças diárias – como estudar de uma maneira melhor, como realizar um cronograma eficiente, como lidar com a ansiedade e as dificuldades comuns dessa fase.

 

  1. Dinâmica da oxitocina

Uma forma de integração dos alunos com pausa na rotina de estudos. Durante uma hora os alunos passam por exercícios de respiração e alongamento, seguida de uma dinâmica em grupos menores para se conhecerem.

São entregues 36 perguntas pessoais, e essas questões orientam a conversa do time. Segundo psicólogos, as perguntas são capazes de gerar maior empatia, além de fazer com que as pessoas reflitam sobre alguns valores.

 

Conclusão

Por meio dos projetos realizados, o Arcadas conseguiu melhorar o suporte dado aos estudantes. E o seu cursinho, como trabalha com o suporte aos alunos?

Quer saber mais? Entra em contato com a gente ou com o Arcadas! Além disso, você pode dar uma olhada no ebook que publicamos “Caso de Sucesso: O cursinho com evasão zero”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *