Como motivar professores voluntários

como motivar professores Vanessa Manholer presidente do MACVEST marie curie cursinho pré-vestibular gratuito universitário popular

[est_time]

Certamente você já teve professores ótimos. Infelizmente, é bem provável que você também já tenha tido professores menos marcantes, desmotivados. 

Quando o trabalho é voluntário, deve ser dado especial cuidado ao processo de seleção para que o professor escolhido seja realmente apaixonado por lecionar.

Entretanto, nem sempre paixão é o suficiente para manter o docente motivado. Caso haja desmotivação, a qualidade das aulas pode diminuir, afetando o principal propósito a que o cursinho se propõe: ensinar. Seria lindo poder motivar esses professores, não é mesmo? Então relaxa, pega um café e lê o post abaixo porque o seu problema pode sim ter solução!

Valorização

Primeiramente, é importante que o professor se sinta valorizado pela organização do cursinho. Uma das chaves para a valorização é estabelecer um vínculo transparente entre o professor e a organização. De modo geral, os docentes se preocupam muito com os alunos e querem que tudo no cursinho seja feito da melhor maneira, respeitando as generalidades da turma e as especificidades de cada aluno ao mesmo tempo.

No entanto, para muitos professores e monitores é bastante desmotivador sentir que não faz parte do grupo estratégico do cursinho e que sua opinião, mesmo vinda de dentro da sala de aula, não é considerada importante pela organização.

Para que o docente não se sinta assim, é interessante abrir discussões entre organização e corpo docente, de modo que ambos os lados possam participar e opinar ativamente.

Existem algumas ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas para isso, como um canal de ouvidoria, grupos de discussão no WhatsApp ou Slack, ou até e-mails. Lembrando que não há nada como uma conversa cara a cara para resolver assuntos polêmicos! Quanto mais integrado, mais motivado ficará o docente!

Desenvolvimento

Um segundo ponto se baseia no fato de que o autodesenvolvimento é motivante por si só. Somado a isso, lembre-se que docentes amam aprender e treinamentos são uma ótima forma de aproveitar essa vontade de aprender! Então por que não lhes fornecer treinamentos?

Os docentes de cursinhos universitários populares são tipicamente novatos, o que pode levar a alguma insegurança na aula. Treinamentos sobre melhor uso do quadro, oratória — como pode ser visto na palestra incrível do Julian Treasure no TED — e didática, que aliados à prática em sala de aula criam um crescimento exponencial na qualidade das aulas ministradas.

Ao sentir que estão aprendendo e melhorando, os docentes ficam muito mais motivados e surge também o desejo de melhorar cada vez mais.

Reconhecimento

A terceira dica é relembrar aos professores o impacto incrível que o seu trabalho tem sobre os alunos. Feedbacks dos alunos para os professores, pedindo que os alunos comentem sobre as particularidades que mais apreciam em cada aula e sobre algumas sugestões de melhoria podem motivar muito o professor, deixando-o mais seguro e assertivo. Os feedbacks construtivos podem ser trabalhados para que um ciclo virtuoso de melhoria nas aulas e valorização do docente se desenvolva, resultando em um ensino cada vez melhor.  É sempre incrível saber que as pessoas pelas quais você trabalha tanto te valorizam!

Uma maneira de fazer esses feedbacks é formalmente, por meio de formulários digitais ou em papel entregues pela organização aos alunos, premiações para os professores mais dedicados ou criativos, ou até incentivando que os professores dialoguem diretamente aos alunos.

Outra maneira, é incentivar o feedback informal, através da realização de eventos de integração entre professores e alunos.

Por fim, é válido lembrar que um bom processo seletivo é crucial para que os voluntários tenham os mesmos princípios e valores que a organização, evitando futuros atritos e desmotivações. Como não há nada melhor do que praticar para aprender algo novo, que tal dar voz aos professores do seu cursinho, entregar bons feedbacks e realizar treinamentos efetivos? Quanto antes vocês começar, melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *