Como gerar impacto social positivo

Impactar positivamente a sociedade é uma responsabilidade que cabe a todos nós como cidadãos. Cada vez mais as pessoas estão buscando um trabalho que tenha propósito e que ajude o próximo, e isso se reflete nas empresas de forma que essas se preocupam muito mais em fazer a diferença na comunidade, que somente obter lucro. Assim, aquelas que ignorarem os problemas que acontecem no mundo ficarão para trás. 

Toda ação que transforma ou modifica o contexto ao redor pode ser considerada como impacto social positivo. E há diversas formas de impactar a sociedade, sendo um cidadão mais consciente e responsável, lutando por alguma causa ou até trabalhando em negócios sociais.

Respeitar as regras de convívio social, não jogar lixo na rua, cumprir a lei do silêncio, ajudar um idoso a atravessar a rua e participar de ações voluntárias que ajudem pessoas que passam por necessidades são pequenas ações capazes de transformar a comunidade. 

É importante também participar das lutas de minorias para diminuir as desigualdades sociais. Se posicionar sobre assuntos polêmicos, se juntar à pessoas engajadas e mobilizar grupos para trabalhar em prol de um mesmo propósito gera visibilidade para as causas que podem mudar a sociedade.

As organizações também têm um papel fundamental na transformação da sociedade. Toda empresa quando abre é capaz de mudar a realidade a sua volta, desenvolver o mercado e produzir impactos como:

Gerar empregos –  oferecer um tratamento empático a seus colaboradores e um ambiente saudável de trabalho.

Promover comunicação – incentivar o diálogo dentro da empresa e ajudar o acesso à informação a todos.

Trabalhar com economia compartilhada – conseguir apoio e parcerias de empresas que compartilham do mesmo propósito. 

Essas medidas proporcionam uma melhora na qualidade de vida das pessoas, visto que essas podem se beneficiar de várias formas, e também dão credibilidade à marca da empresa, já que trabalhar em prol da sociedade, ajudando o próximo, é visto como algo positivo pela população.

A Unilever é um exemplo de organização que toma medidas simples e que geram enormes impactos. Harish Manwani, COO da Unilever até 2014, falou sobre como os lucros não são sempre o objetivo. Para assistir ao TED Talk, clique aqui.

_____________________

E se você também é um amante da educação (assim como nós!), acompanhe esses e outros conteúdos nas nossas mídias digitais: 

Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/ 

E Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/ 

 

#BrasilCursinhos  #BC2020 #Impactopositivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *