Como desenvolver a liderança

A liderança é uma habilidade muito requisitada nos dias de hoje. O líder é aquele capaz de gerar mudanças e motivar pessoas. Ele causa um impacto não só na vida dos outros, como na própria, se preocupando em como traçar objetivos para melhorar seus resultados. 

Existem diferentes tipos de liderança que podem ser encontrados nas organizações. 

  • Autocrática – liderança autoritária e centralizada com regras bem definidas e pouca abertura para ideias e sugestões;
  • Democrática – o líder encoraja a participação, aceita opiniões e se preocupa com a satisfação e motivação da equipe;
  • Liberal – conta com uma equipe que tem autonomia mas o líder não deixa de ser presente;
  • Situacional – o gestor escolhe qual tipo de liderança irá usar de acordo com cada situação;
  • Coaching – estimula o desenvolvimento de novas habilidades e estimula a autoconfiança. 

Estes são alguns tipos, mas existem outros. Cada líder escolhe qual é melhor para seu objetivo e sua equipe. 

Nem todo chefe é um líder. O líder não manda e não está preocupado com poder, ele orienta e inspira todos a melhorarem sempre. Ter autoconhecimento é essencial para desenvolver a liderança. 

Para isso, conversamos com quem entende do assunto. Rafael Freccia é administrador, engenheiro, conselheiro do Einstein Floripa Pré-vestibulares, coach profissional, fundador da Protagonize Cursos e também um dos instrutores. Ele ministra cursos de Oratória e Autoconhecimento, e conversou com a gente sobre liderança e a importância de desenvolver essa habilidade. 

 

1. Qual a importância de desenvolver a liderança na vida pessoal e profissional?

A liderança é uma habilidade interpessoal, que necessariamente envolve outra ou outras pessoas. Quando desenvolvemos a liderança, é natural que os benefícios se multipliquem não somente para você mas para as pessoas ao seu redor (em especial o seu time).

Na vida pessoal, a liderança assume um papel importante no relacionamento com as pessoas ao seu redor. Como nem todas as pessoas estudam liderança ou possuem aptidão para liderar, quando você desenvolve essa habilidade é natural que se torne mais respeitado(a) e tido como referência para os outros (família, amigos, trabalho, etc.)

Quando falamos do ambiente profissional, a liderança é uma habilidade que diferencia você dentre a média dos profissionais na empresa ou dos candidatos de processos seletivos. Além de melhorar seus resultados pela visão sistêmica que a liderança traz, é também uma excelente forma de abrir portas para um crescimento mais rápido de carreira.

Já no papel de líder, quando você desenvolve essa competência, influencia diretamente no desempenho dos seus liderados. Dentre os ganhos mais significativos, acredito que vale destacar o melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional do time (reduzindo turnover e melhorando o bem-estar) e promovendo a alta performance nas entregas individuais e em grupo.

 

2. A liderança é considerada uma habilidade essencial no mercado de trabalho?

Sem dúvidas! Por ser um universo bastante amplo, seja qual for sua área de atuação a liderança aumentará seu desempenho. Liderança não é avaliada apenas para entrevistas e cargos de alto nível gerencial. Os recrutadores buscam essa habilidade até mesmo em candidatos à estágio.

Se você busca uma carreira especialista, mais técnica, pode traduzir a liderança como “Atitude de dono”, onde você é dono do seu projeto, produto ou serviço. Liderar e conduzir essa entrega com maestria é sua responsabilidade. Com essa perspectiva, é natural que você se torne uma referência para as pessoas ao redor.

Para quem busca uma carreira generalista, a liderança deve ser exercitada mesmo quando se é assistente ou analista. Um líder não necessariamente precisa ter o título de gestor para exercer essa competência. Enquanto você demonstrar essa habilidade, será visto como uma potencial liderança e como participante valioso(a) do time.

 

3. Quais habilidades necessárias para se tornar um bom líder?

Liderança é um universo bastante amplo e inclui um grupo de habilidades diversas. Antes de falar das habilidades, é importante entender o contexto do líder. Cada time, empresa e segmento de mercado exige um tipo de liderança específico, que pode ser mais brando ou mais agressivo.

Um exemplo bastante claro é a diferença entre um(a) líder de vendas e de recursos humanos. A expectativa sobre uma liderança de vendas é um perfil agressivo e voltado a resultados. Já em recursos humanos, espera-se uma pessoa com olhar humano e habilidades interpessoais.

Sobre as habilidades, levo como referência o incrível Projeto Oxigênio, realizado pela Google no qual traz as 10 competências que destacam os líderes de equipes de alta performance. São elas: 

  • É um bom mentor;
  • Delega poderes à equipe e não pratica microgestão;
  • Expressa interesse e preocupação com o sucesso e bem-estar pessoal dos membros da equipe;
  • É Produtivo e orientado a resultados;
  • É um bom comunicador – ouve e compartilha informações;
  • Contribui com o desenvolvimento da carreira dos membros da equipe;
  • Tem visão e estratégia claras para a equipe;
  • Tem habilidades técnicas cruciais que  permitem aconselhar a equipe;
  • É um forte tomador de decisões;
  • Contribui para o crescimento da empresa como um todo.

 

4. Você indica algum material para as pessoas que querem saber mais sobre o assunto?

Os Projetos Aristóteles e Oxigênio, elaborados pela Google, são conteúdos obrigatórios e excelentes pontos de partida para quem busca desenvolver a competência de liderança.

Outro conceito bastante inovador do qual me chamou atenção, sobre o tema, é o modelo “Co-active leadership”, ou liderança coativa, no qual o líder se adapta aos diferentes tipos de liderados e momentos que a empresa vivencia.

Alguns livros sobre o tema que já li e recomendo fortemente são:

  1. Radical collaboration;
  2. Gerente minuto;
  3. O jeito disney de encantar clientes;
  4. 7 Hábitos de pessoas altamente eficazes;
  5. Trabalhe 4 horas por semana;
  6. Como fazer amigos e influenciar pessoas;
  7. O Monge e o executivo.

_____________________

 

E se você também é um amante da educação (assim como nós!), acompanhe esses e outros conteúdos nas nossas mídias digitais: 

Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/ 

E Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/ 

Quer saber mais sobre a Protagonize Cursos? Acesse:

Instagram: https://www.instagram.com/protagonize_cursos/

Site Oficial: https://www.protagonizecursos.com.br/

 

#BrasilCursinhos  #BC2020 #DesenvolvimentoPessoal #Liderança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *