Como deixar a aula online mais atrativa

Com as aulas remotas, agora na pandemia, ficou mais difícil conseguir prender a atenção dos alunos na matéria que está sendo lecionada. Não ter um lugar próprio, como a sala de aula, é um desafio para os alunos e professores. Em casa tem muitas distrações que atrapalham no foco.

Para isso, trouxemos aqui algumas dicas que vão te ajudar a criar uma aula mais atrativa.

Usar memes e gifs

As aulas podem se tornar monótonas e com isso os alunos se distraem e perdem o foco. Então, uma dica para para chamar a atenção e deixar a aula mais divertida e descontraída, é usar gifs e memes do momento. Adolescentes são muito antenados no que acontece no mundo virtual e explorar isso pode ser uma boa maneira para se aproximar deles.

Discutir sobre atualidades

Quando vai chegando no final da aula, geralmente, o aluno já não está tão concentrado. Uma forma de atraí-los é usar uma parte da aula para discutir sobre alguma notícia atual do mundo. Assim, todos podem interagir e até treinar a argumentação. E para quem não sabe da notícia, essa discussão passa a ser um lugar para se informar das atualidades.

Tente relacionar a matéria com exemplos do dia a dia, isso facilita para o aluno gravar o conteúdo. Mostrar também, situações onde ele irá aplicar o que está aprendendo.

Mesclar formas de passar o conteúdo

Com a aula remota, o aluno se torna mais suscetível a distrações por não ter um ambiente próprio para estudar. Por isso, é importante que o professor mescle as formas de passar o conteúdo. Colocar uma parte da matéria em apresentação no PowerPoint e usar também vídeo apenas com fala para criar uma ideia de proximidade.

Existem sites e aplicativos que permitem criar enquetes rápidas para ser respondidas durante aula sobre o tema que está sendo abordado. No Google Forms é possível criar perguntas para os alunos responderem na hora e a resposta já ser debatida na aula.

Inovar é difícil às vezes, para isso você pode trocar experiências com outros professores, para tentar ideias novas e ver se funcionam para você e sua turma. E é preciso ouvir os feedbacks e sugestões dos alunos também.

_____________________

E se você também é um amante da educação (assim como nós!), acompanhe esses e outros conteúdos nas nossas mídias digitais:
Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/
E Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/

#BrasilCursinhos #BC2020 #CUPs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *