Como cursinhos gratuitos estão transformando a educação

Aprovado no vestibular cursinhos populares educação brasil mudança realidade

Você provavelmente já ouviu falar de cursinhos gratuitos. Se você ainda não ouviu, com certeza vai ouvir falar nos próximos meses, pois eles estão transformando a educação no Brasil!

Com a proposta de ajudar estudantes que sonham com  aprovação em vestibulares pelo Brasil, que no entanto não têm condições financeiras de arcar com a preparação, os cursinhos populares estão transformando a vida de muitas pessoas. 

Embora existam diversas alternativas de organizações, que incluem custo zero com mensalidades ou até mesmo custo parcial, há três principais modelos de cursinhos populares:

  • O primeiro tipo é um cursinho popular financiado pelo governo, no qual  os professores e a administração são pagos, mas as aulas são gratuitas.
  • O segundo inclui professores de instituições privadas ou públicas, ou qualquer outro profissional, que lecionam as aulas de forma gratuita para pessoas de baixa renda.
  • A última e, talvez a forma de maior impacto, é a de Cursinhos Universitários Populares, que são cursinhos para jovens de baixa renda onde os próprios universitários lecionam as aulas e cuidam da gestão dos cursinhos, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de oratória, resolução de problemas e liderança, assim como ética e cidadania. Isso faz com que, não só os vestibulandos sejam beneficiados, mas também os universitários que se envolvem na preparação de materiais, de aulas, atendimento e até na gestão para o funcionamento das atividades. Essa via de mão dupla, faz com que os estes também tenham as suas carreiras impactadas, uma vez que muitas empresas hoje vêem trabalho voluntário como um ponto muito positivo no currículo. (pois os universitários desenvolvem ética e cidadania além das habilidades de resolução de problemas e liderança).


O terceiro tipo, os cursinhos universitários populares, além de fornecerem a preparação para o vestibular ou ENEM de forma totalmente ou quase gratuita, desenvolvem  habilidades de oratória, resolução de problemas e liderança, uma vez  que, em média, esses jovens universitários com  uma média de 21 anos de idade  lideram  mais de 300 pessoas, dentre alunos, professores e equipe administrativa.

É dessa forma que os cursinhos gratuitos estão transformando a educação no Brasil: sendo uma via de mão dupla. Todos os envolvidos começam aprendendo e terminam ganhando com o processo. Dia após dia é possível treinar e se preparar cada vez mais para uma carreira profissional promissora, além de impactar diretamente na concretização de objetivos dos jovens que estão lutando passar em vestibulares de alto nível.

Agora foi criado a Brasil Cursinhos, ou a Associação Brasileira de Cursinhos Universitários Populares (cursinhos nos quais  os próprios universitários lecionam as aulas e cuidam da gestão do cursinhos). Nossa função é cuidar da gestão nacional representando o movimento, realizando encontros nacionais, simulados nacionais, auxiliando com mentorias e treinamentos os cursinhos que já existem, além de ajudar a criar novos cursinhos em outras cidades e universidades do país.

Seja como professor, organizador, doador ou criando um cursinho novo, você também pode fazer parte dessa mudança!  Clique aqui para saber mais!

4 comentários sobre “Como cursinhos gratuitos estão transformando a educação

  1. Não sou mais universitária (na verdade, já me formei já bastante tempo. rs), mas aprendi a dar aula em um cursinho como esses e até hoje estou em um, atualmente como professora de redação e coordenadora da área financeira. Gostei muito dá ideia de uma união nacional e adoraria participar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *