Papo com a coach – IE: se preparando além do estudo

IE

Olá, vestibulando!

A reta final para o vestibular está chegando e nós sabemos que não foi fácil até aqui, afinal, todos os dias é preciso passar por vários desafios até a sonhada aprovação: muito conteúdo para estudar, conciliar os estudos com outras atividades, a ansiedade, o estresse e toda a expectativa que colocamos no futuro, que muitas vezes vem acompanhada do medo de não conseguir “chegar lá” depois de tanto esforço.

Esses dilemas são mais comuns do que podemos imaginar. Você sabia que mais da metade dos vestibulandos apresentam sintomas de ansiedade e de estresse ao longo do ano, como nervosismo, medo, mau humor, insônia, perda de memória e de concentração?

Comigo não foi muito diferente. É normal que durante o ano de vestibular a gente dê muita importância para as aulas e os livros, porque de fato são muito importantes, mas não costumamos dar importância para algo fundamental e que não se pode encontrar nos livros de história, química ou física. Eu descobri que o que falta para a grande maioria dos estudantes ter um desempenho ainda melhor é a inteligência emocional (IE).

Quem tem IE consegue perceber e gerenciar suas emoções, e por isso, diminui o estresse e a ansiedade, se mantém mais focado e motivado, além de conseguir ser mais produtivo e colher melhores resultados. Para que você tenha uma ideia de como ela é importante, segundo especialistas, 60% do desempenho de um aluno durante uma prova depende de sua IE. Além disso, quando a sua inteligência emocional é combinada com uma ótima estratégia de estudos, o seu desempenho é melhorado em até 9x! Incrível, não é mesmo?!

É por tudo isso que, juntamente com a equipe da Brasil Cursinhos, eu venho compartilhar o meu conhecimento com você por meio de uma série de conteúdos que vão te ajudar a gerenciar suas emoções e melhorar seu desempenho nessa reta final. Mas, afinal, quem sou eu?

Sou coach formada pela Febracis SP e tenho um programa que ajuda vestibulandos como você a terem uma boa performance e conquistarem a vaga na universidade por meio de técnicas de coaching, inteligência emocional e estratégias de estudos. Eu espero que, daqui para frente, eu possa contribuir para que você entre para o mundo universitário em breve e tenha um futuro incrível pela frente! Então, vamos começar essa jornada?

Coach Eloísa Basttos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *