Brasil Cursinhos: quem são? O que fazem? Por que existem?

brasil cursinhos CUP cursinho pré-vestibular gratuito universitário popular

[est_time]

Hoje, no BC Repórter.

(Foto: Galt Vestibulares)

Brasil Cursinhos. No Facebook, “Organização sem fins lucrativos”. No LinkedIn, “ensino voluntário” e “gerência educacional”. A página inicial do nosso site conta, em cima do fundo azul bebê (ou azul BeCê, pros íntimos), que “somos uma organização que visa unir os Cursinhos Universitários Populares do Brasil num movimento universitário”.

Mas e aí, o que a gente é e por que a gente é?

A pergunta que os membros do time mais recebem é “onde você dá aula?”. Então talvez seja mais fácil começar pelo que a gente não é: um cursinho! A Brasil Cursinhos é uma só, mas os Cursinhos Universitários Populares, CUPs, que são nossa razão de ser, são vários! De tamanhos e idades diferentes, com diversos números de voluntários e variados números de alunos.

Os CUPs são nossa razão de existir pelo impacto que eles têm, ou melhor, o DUPLO impacto que eles têm: ajudar o aluno de baixa renda a mudar de vida quando ele passa a ter uma chance real de ingressar no ensino superior público, gratuito e de qualidade, e impactar a vida do universitário voluntário do cursinho que ganha uma experiência única, doando seu tempo, trabalho e suor pra fazer acontecer a oportunidade educacional de muitos jovens que querem chegar onde ele chegou, se desenvolvendo nesse caminho e aprendendo pra caramba!

Mas se os CUPs já fazem tudo isso, o que é que a gente faz? O trabalho da Brasil Cursinhos é potencializar o que já acontece nos CUPs. Nosso foco é catalisar a formação de novos CUPs pelo país inteiro, sendo um suporte pras pessoas que querem que um cursinho passe a existir na sua universidade.

Somos suporte, também, pros cursinhos que já existem! Queremos ter certeza que o voluntário vai ter sua vida mudada por topar o desafio de mudar a vida de outras pessoas, e que realmente se desenvolva da oratória à gestão. Nossa missão é fazer o duplo impacto acontecer!

Como fazer isso? Como dar esse suporte? Primeiro, que falando em suporte, a gente passa uma ideia de estrutura, rígida e imponente. A nossa ideia não é essa não! A nossa ideia é a de ser REDE.

Se cada cursinho é um nó, nós somos a rede que faz com que eles se conectem, se conheçam e se ajudem. Queremos unir os CUPs do Brasil num movimento universitário – pra quê? Não faz sentido que uma causa que luta pela igualdade de oportunidades exista de forma desigual pelo país, né?

Os CUPs existem por todo lugar, em condições diferentes, como a gente falou antes, e isso geralmente faz que um CUP já tenha resolvido os problemas que o outro têm. Um cursinho tá empacado tentando diminuir a evasão de alunos sendo que outros já passaram por isso há tempos! A informação precisa ser de fácil acesso para que os cursinhos se criem e se desenvolvam!

As boas práticas que um CUP descobriu através muitos erros e acertos podem, tranquilamente, mudar a realidade de outro. Mesmo com realidades diferentes e problemas distintos, a união faz a força, né? O alcance da nossa rede torna ela diversa e plural, e pluralidade é um valor por si só. Fazer as pessoas conversarem, se conhecerem e trocarem experiências pelo bem da educação brasileira é o que a gente busca!

E a gente quer que se conheça mesmo, inclusive pessoalmente – e é por isso que, desde o ano passado, rola o Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares, o ENCUP! O desse ano, inclusive, tá chegando, e você pode ser avisado sobre tudo que vai acontecendo na nossa newsletter.

A Brasil Cursinhos é, então, uma rede de agentes de mudança, que transforma e vai transformar cada vez mais por duas frentes: transformando sonhos de jovens de baixa renda em realidade e desenvolvendo universitários líderes capazes de transformar o Brasil. E, claro, a gente tá sempre esperando que você venha com a gente e faça parte de tudo isso – de aluno pra aluno, transformando a história!

Aliás, pra saber quem está por trás da gestão nacional da BC, é só clicar aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *