Brasil Cursinhos: o que fazemos?

Nós somos uma organização que representa o Movimento Universitário de Cursinhos (MUC), que é um movimento que visa unir os Cursinhos Universitários Populares (os CUPs) do Brasil. No blog tem uma matéria completa que conta tudo sobre o surgimento do MUC, você pode conferir ela clicando aqui.

Nós, da Brasil Cursinhos, trabalhamos para desenvolver e dar apoio aos cursinhos que já existem e ajudamos a criar cursinhos pelo país inteiro. Acreditamos que a educação é a chave para transformar o Brasil. A educação, entretanto, só transforma quando as pessoas têm acesso a ela, e é por esse sonho que a gente trabalha.

Aqui na BC, nós oferecemos vários serviços que tem como objetivo ajudar a potencializar o trabalho dos CUPs. Oferecemos aos voluntários mentoria, webinar, newsletter, reunião motivacional com psicólogo, nuvem voadora, projeto desenvolvido que oferece suporte para as principais dores e dificuldades dos CUPs, entre outros serviços.
 
Atualmente, contamos com mais de 15 cursinhos no Movimento Universitário de Cursinhos. São mais de 1200 voluntários trabalhando como professores ou na gestão dos cursinhos. E mais de 3500 jovens de baixa renda estudando para transformar seus sonhos em realidade.

A Brasil Cursinhos é responsável por Representar, Liderar, Desenvolver e Integrar o MUC. 

Representar – perante o governo e grandes parceiros;

Liderar – garantir que a rede caminhe sempre em direção ao propósito;

Desenvolver – fazer com que a rede evolua sempre, com indicadores e impacto;

Integrar – integrar cada vez mais a rede.

Uma vez por ano nós organizamos o Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares (ENCUP). O evento reúne universitários do Brasil todo que trabalham com cursinhos universitários populares. 

Ele ocorre para gerar incentivos na rede, onde por meio de atividades, mostramos um direcionamento alinhado com o propósito do Movimento Universitário de Cursinhos. 

Gerar conhecimento, através de palestras, painéis, workshops, resolução de cases e de trocas de experiências, os universitários líderes dos cursinhos podem voltar para suas cidades com mais ideias para impactar e transformar a vida de jovens.

Conectar todos esses jovens para que possam ter cada vez mais impacto juntos. Alinhar os universitários voluntários. E inspirar para ter um impacto cada vez maior no seu cursinho e ajudar a melhorar a educação no Brasil durante e após formados na universidade.

ENCUP 2017

Todo ano acontece também o Encontro de Líderes (EDL) com as principais lideranças dos cursinhos. Esse evento foi desenvolvido para oferecer suporte, capacitações e dinâmicas para o fortalecimento dos líderes de CUPs e a integração da rede.

EDL 2020

Esse movimento acontece pela ação dos universitários voluntários que fazem os CUPs funcionarem, e esses contam com o apoio dos voluntários da Brasil Cursinhos. Hoje, a diretoria da BC é composta por:

Presidente – Douglas Jun; 

Diretor de Desenvolvimento – João Silva;

Diretor Institucional – Matheus Bampa ;

Diretora de Gente – Julia Facchini;

Diretora de Marketing – Mariane Ronsani.

Contamos também com a ajuda de nossos parceiros para a realização do nosso propósito, desenvolvendo as pessoas dos cursinhos em diferentes aspectos e ministrando cursos e palestras, direcionados para a formação de novos líderes, tanto na área administrativa quanto na área pedagógica.

_____________________
 
E se você também é um amante da educação (assim como nós!), acompanhe esses e outros conteúdos nas nossas mídias digitais: 

Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/ 

E Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/ 

 

#BrasilCursinhos  #BC2020 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *