A importância da cultura de dados nos cursinhos

O que são indicadores?

Indicadores de desempenho são métricas utilizadas para medir a performance de uma empresa ao longo do tempo. Elas avaliam ações e decisões tomadas para alcançar os objetivos estratégicos. Apesar de serem muito usados em corporações, os índices também são usados na área educacional, gerando informações que auxiliam no desenvolvimento das instituições de ensino.

Os índices podem identificar problemas, avaliar comportamentos de alunos e professores e encontrar soluções para melhorar a qualidade. Com esses resultados é possível monitorar o desempenho com o tempo, além de comparar com índices de outras instituições e avaliar se as estratégias adotadas são efetivas.

Existem vários métodos que podem ser usados para resolução de problemas. Vamos apresentar alguns deles aqui.

PDCA

O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) consiste em oito etapas que seguem os quatro passos: planejar, desenvolver, controlar e agir.

Planejar

  1. Identificação do problema – consiste em definir qual melhoria deve ser alcançada e possíveis ganhos e perdas para iniciar o projeto;
  2. Observação – realizar um levantamento de todos os dados e informações sobre o problema;
  3. Análise – identificar as causas do problema;
  4. Plano de ação – desenvolver estratégias para eliminar o problema;

Desenvolver

      5. Ação – nessa etapa o plano de ação será executado;

Controlar

      6. Verificação dos resultados – avaliar o resultado alcançado com as ações que foram realizadas;

Agir

      7. Padronização –  depois que a meta do projeto foi alcançada, é preciso padronizar os ganhos obtidos;

      8. Conclusão – concluir o plano e deixar recomendações para projetos futuros.

E como o PDCA é um ciclo de melhoria contínua é preciso continuar buscando novos problemas para criar planos de solução e tentar melhorar os resultados sempre.

5 Porquês

É uma ferramenta simples que ajuda a descobrir a raiz do problema e assim, conseguir desenvolver estratégias para solucionar. Essa metodologia consiste em perguntar o por que de uma situação, quantas vezes for necessário, até ir de encontro com o problema inicial. A partir disso, é possível traçar um plano de ação para resolver e evitar que ocorra novamente.

Diagrama de Ishikawa

Conhecido também como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama de Espinha de Peixe. É uma ferramenta simples que ajuda a descobrir todas causas de um problema. Para fazer a análise é necessário identificar o problema e então, fazer um brainstorming dividido em quatro categorias: máquina, mão de obra, método e materiais. Como mostra a imagem abaixo.

Conclusão

Trabalhar com a análise de dados é a forma de ter uma visão geral de todos processos e conseguir identificar problemas com maior facilidade e rapidez. Ela ajuda a otimizar rotinas, prevenir perdas e auxiliar no processo de tomada de decisão.

Aplicando essa metodologia no cursinho, é possível analisar problemas enfrentados por professores, acompanhar evolução de alunos, resultados obtidos, como número de aprovados, notas e qualidade do ensino. E é através desses indicadores que serão elaboradas estratégias de solução e prevenção de problemas.

Com os dados também é possível acompanhar todos os resultados obtidos ao longo do tempo observar se há uma evolução. E como vimos, existem várias ferramentas simples de serem usadas que conseguem identificar a causa de qualquer problema.

_____________________

E se você também é um amante da educação (assim como nós!), acompanhe esses e outros conteúdos nas nossas mídias digitais: 

Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/ 

E Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/ 

#BrasilCursinhos  #BC2020 #CUPs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *