“A Brasil Cursinhos auxilia de forma significativa no desenvolvimento dos Cursinhos filiados, sempre atenta às demandas e possíveis dificuldades”

Atual Diretora-geral do Cursinho Popular EACH-USP apresenta, dentre outros, a eficácia dos resultados obtidos pelo CUP da Zona Leste de São Paulo/SP, uma vez filiado à BC e membro do MUC.
Foto: Cortesia do CPE

 

Chega de saudade! 

O #PeloMUC está de volta, neste mês de setembro, e com ainda mais novidades para você, entusiasta e agente da educação. 

Desde 2016, a Brasil Cursinhos e o Movimento Universitário de Cursinhos, vetor de unidade entre os Cursinhos Universitários Populares, atuam conjuntamente, em prol de um grande propósito: melhorar a educação no Brasil, por meio do Duplo Impacto. 

Objetiva-se, numa ponta, o ingresso do jovem de baixa renda na universidade – firmando seus sonhos e direitos; e na segunda extremidade estão os universitários, desenvolvendo profissionais capazes de mudar o Brasil: jovens com alto poder de transformação e de atuação em ampla escala.

De médio a longo prazo, os (as) ex-alunos (as) dos cursinhos retornam aos CUPs, promovendo impacto interno, ora como voluntário na área de gestão ou de pedagogia, ora como doador de recursos. Assim, viabiliza-se a troca de saberes entre alunos e ex-alunos, esses, agora, na posição de voluntários. 

O impacto final é a garantia do Direito à Educação, com mais acessibilidade à nossa população.

Hoje, o MUC conta com mais de 15 cursinhos filiados à rede, estando espalhados pelas 5 regiões do país. Além disso, o movimento também engloba mais de 1200 universitários voluntários, e 3500 alunos atendidos,  

E com a proximidade do Encontro Nacional de Cursinhos Universitários Populares (ENCUP) 2020, que, devido à atual pandemia da COVID-19, será realizado remotamente, nos dias 10 e 11 de outubro, nós, da BC, entrevistamos Fernanda de Marco de Souza, atual Diretora-Geral (Presidente) do Cursinho Popular EACH-USP, e graduanda em Gestão Ambiental pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), a fim de saber mais dos impactos, diferenciais e sentimentos que envolvem o ato de estar conectado e integrado à BC e ao MUC. 

***

Fernanda de Marco de Souza – Foto: Cortesia do CPE

 

Sobre o Cursinho Popular EACH/USP, conte-me mais sobre a sua fundação, história, dados, impacto, universidade e afins.

O Cursinho Popular EACH – USP é uma associação civil, sem fins lucrativos e de caráter educacional, que foi fundada em 2015 na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. 

Em agosto de 2016, tivemos nossa primeira turma; em 2017, nossa primeira turma anual; em meados de 2018, veio o primeiro grupo de alunos em período noturno e, em 2019, oficialmente, expandimos a nossa atuação para também no período da noite, passando de 60 para 120 vagas anuais. 

Desde 2016, até agora, passaram pelo Cursinho Popular EACH (CPE) cerca de 600 alunos e alunas. Do início das nossas aulas (2016) até 2019 tivemos 135 aprovações, das quais cerca de 70% foram em Universidades Públicas (com destaque para USP e Unesp, com 32 e 24 aprovações, respectivamente). 

O CPE tem como objetivo facilitar o ingresso no ensino superior de pessoas que vieram de escola pública, possuem baixa renda e residem na região leste de São Paulo/SP, região onde o Cursinho está localizado (USP Leste). 

Para fazer este projeto acontecer, contamos com mais de 100 voluntários que se dividem nas áreas administrativa e de docência (professores, professoras e plantonistas), assim como o trabalho voluntário dos nossos psicólogos e assistentes sociais.

Além da aprovação, no CPE prezamos pelo vínculo com os alunos e em proporcionar momentos, nos quais possamos ouvir suas dúvidas e ideias e conhecê-los melhor, para que assim tenhamos a oportunidade de construir em conjunto essa vivência que é tão significativa e única.  

Também buscamos gerar uma experiência pré-universitária que vá além da sala de aula, com oficinas e projetos que envolvem temas relacionados à cidadania, participação social, temática socioambiental, vivências universitárias, apoio psicológico e temas que possam ser levados para além do ingresso na universidade. 

Buscamos ser um projeto que gere acolhimento, conexões, diálogo e transformação, que impacte de forma positiva a vida não só dos nossos alunos e alunas, mas de todos que colaboram com o Cursinho. 

E sobre trabalhar no CPE: gratidão, propósito, amor, empatia, aprendizado, comprometimento, dedicação e brilho nos olhos, são algumas das palavras que descrevem a experiência e sentimento dos membros que fazem parte do Cursinho EACH. 

 

Como e por quais motivações você ingressou no Cursinho?

Entrei no Cursinho EACH em setembro de 2018, no meu terceiro ano da graduação. O que me motivou a entrar no Cursinho foi ver o quanto o projeto era importante e fazia a diferença na vida das pessoas (tantos dos alunos, quanto daqueles que compunham a equipe), somado à vontade de participar de algo que fosse além da sala de aula e da iniciação científica. 

A educação sempre me moveu, desde pequena, e se eu tivesse que me envolver em algum projeto extra sala e pesquisa, esse projeto seria o Cursinho. E assim foi!  

Ingressei no departamento de Gestão de Pessoas (GP), uma área que me deu, durante 1 ano e 2 meses, as bases para estar na diretoria geral. Foi em GP que aprendi a ter uma escuta ativa, a buscar desenvolver o melhor que as pessoas carregam dentro de si, falar em público sem roteiros prévios, mediar conflitos e diferentes opiniões, assim como procurar sempre a melhoria do que desenvolvemos. 

Em Gestão de Pessoas, trabalhei diretamente em rodas de conversas com os alunos, projetos de integração e imersão para a equipe, festas de recepção e despedida, bem como alguns projetos, a exemplo das capacitações para os membros do administrativo. 

Também dava feedbacks, assim como entrevistas em processos seletivos, dos quais tenho um carinho imenso, pois eram as minhas atividades preferidas, no qual sempre podia aprender ouvindo as pessoas, suas histórias e perspectivas, assim como poder conhecer um pouco mais das suas trajetórias.

Em janeiro de 2020, assumi a Diretoria geral e, desde então, tenho vivenciado a experiência mais desafiadora, gratificante e marcante da minha vida! 

Possuo como principais atividades a representação legal e institucional do Cursinho, assim como a articulação e apoio às seis diretorias departamentais que compõe o CPE, além de prezar pela boa condução das atividades e bem estar da equipe e dos alunos.

 

O que sente fazendo parte de um Cursinho Universitário Popular (CUP)? 

É um sentimento de completude que nunca havia sentido antes! Sempre me faltam palavras pra descrever tudo que carrego dentro de mim quando o assunto é o Cursinho EACH. 

Estar trabalhando em algo que tem um propósito tão significativo e que transforma a vida das pessoas (não só dos alunos, mas de todos os voluntários), me preenche de uma forma sem igual. 

A diversidade de pessoas, o contato com as diferentes realidades e objetivos, assim como as atividades que desenvolvemos, proporciona aprendizados e significados para a vida toda!

Contribuir para que se tenha um ensino superior mais democrático, inclusivo, acessível e plural, faz com que o processo todo se torne ainda mais gratificante e necessário. 

 

Foto: Cortesia do CPE

 

Qual o papel dessas entidades (CUPs), frente ao contexto atual da educação pública, sobretudo nas questões pré-vestibular?

Acredito que os Cursinhos Universitários Populares são iniciativas que auxiliam a diminuir as desigualdades sociais e educacionais existentes. 

Eles se encaixam em lacunas provenientes de uma educação pública que carece de maiores investimentos, acompanhamento, revisão das estruturas de trabalho e valorização da docência. 

Os CUPs proporcionam ambientes nos quais os estudantes podem ter acesso a conteúdos e discussões que muitas vezes não foram vistos durante o ensino médio. 

Para além disso, essas entidades promovem debates e mediação de conhecimentos que possibilitam aos estudantes compreender melhor a realidade, impulsionando-os, para que se tornem sujeitos que transformam o meio em que vivem.

 

Quando e porquê o CPE se juntou à Brasil Cursinhos e ao MUC?

Nos filiamos à BC em 2017. O principal motivo foi a possibilidade de trabalhar e crescer em rede, assim como realizar trocas e aprender com outros cursinhos universitários populares, que vivenciam contextos semelhantes ao nosso.  

 

Foto: Cortesia do CPE

 

Como a Brasil Cursinhos gerou resultados para o Cursinho Popular EACH/USP, e quais os diferenciais de fazer parte dessa rede? 

Principalmente neste momento de isolamento social e suspensão das aulas presenciais, os principais resultados para o CPE são as parcerias que a BC intermediou com os cursinhos: a Letrus, plataforma de redação com correção por inteligência artificial, e a Eduqo, que nos permitiu acesso à Qmágico. 

A Qmágico foi importante, não só para os nossos simulados internos e como banco de questões e exercícios para os professores e professoras, mas também foi essencial para a realização dos nossos processos seletivos a distância. 

Foi por meio essa plataforma que conseguimos realizar o Processo Seletivo de Alunos(as) no meio do ano e finalizar o quadro de docentes do Cursinho, com o nosso último processo para professores(as) e plantonistas, ambos em julho deste ano.    

Além das parcerias, a BC, por meio dos diversos webinars e cursos, gerou conteúdos de qualidade para os CUPs e se tornou um braço forte na atuação das demandas que ouviam da nossa parte. 

Fazer parte da rede também é muitíssimo positivo para trocas de experiências, vivências e conhecimentos com outros cursinhos e até mesmo realização de projetos em conjunto. 

Em abril, o Galt Vestibulares participou da nossa semana de recepção dos novos membros, e em maio, fizemos uma Capacitação sobre Comunicação Não Violenta, em parceria com a Associação Marie Curie

Por fim, mas não menos importante, atualmente, a BC está como parceira de um dos maiores projetos do Cursinho EACH: a Capacitação de Professores! 

A BC auxiliou na adaptação para o meio virtual, no cronograma e sugestão de possíveis palestrantes para as aulas. 

Estamos alcançando mais de 100 participantes por aula, o que está sendo uma experiência incrível! 

 

Qual a opinião dos demais membros (administração, docentes e discentes), acerca dos diferenciais proporcionados pela BC para com o Cursinho Popular EACH/USP?

Eles visualizam que a BC fornece conteúdos de qualidade e proporciona momentos para trocas e interação, assim como foi suporte para as parcerias que fizemos em 2020. 

Desde a primeira reunião geral e nas reuniões de apresentação institucional, o Kaio (vice-diretor geral) e eu sempre tentamos trazer para a equipe que somos filiados à BC e a importância que a rede tem.  

Considerando a galera do administrativo, com os grupos do MUC no WhatsApp (em que se tem as diferentes áreas administrativas), é possível a troca de informações e contato fácil com cursinhos de diferentes regiões do país, bem como ter acesso à divulgação de eventos e projetos realizados pelos CUPs.   

No que tange aos (às) docentes, alguns de nossos professores e professoras já participaram como capacitadores nos webinars realizados pela BC – e, em breve, estarão no ENCUP – então, possuem uma relação próxima com a rede, relação esta que foi acentuada pelo atual projeto de Capacitação de Professores. 

 

Foto: Cortesia do CPE

 

Recomendaria aos cursinhos populares ainda não filiados que se juntassem à BC e ao MUC? Por quê?

Recomendo muito! A BC auxilia de forma significativa no desenvolvimento dos Cursinhos filiados, sempre atenta às demandas e possíveis dificuldades, auxiliando com mentorias e webinars no processo. 

Ela também promove o contato com possíveis parceiros e eventos como o EFOL (Encontro de Formação de Líderes) e o EDL (Encontro de Líderes) que fazem a total diferença para a gestão e coordenação dos cursinhos.

Ainda, fazer parte do MUC permite o contato direto com outros Cursinhos Universitários Populares e pessoas incríveis que compartilham do mesmo propósito e causa, e que por meio da educação popular, buscam democratizar o acesso à universidade. 

No MUC fiz amizades que vou levar para a vida e que são inspiração e exemplo para a minha caminhada!

 

O que é educação para você?

Educação é a base, o fundamento, das nossas vidas! É por meio dela que as pessoas se tornam sujeitos ativos na construção de sua história e do meio em que vivem. Ela permite a transformação da realidade, com o descobrimento e compreensão de novas possibilidades, caminhos e práticas. 

Acredito que não há nada mais impactante do que nos darmos conta do quão transformadores podemos ser (e somos)!    

 

Nos vemos no ENCUP 2020!

__________

E se você também é apaixonado (a) pela educação, acompanhe esse e outros conteúdos nas nossas mídias digitais: 

Facebook: https://www.facebook.com/brasil.cursinhos/ 

Instagram: https://www.instagram.com/brasil.cursinhos/ 

Quer saber mais sobre o Cursinho Popular EACH-USP ?

Então, acesse: 

Facebook: https://pt-br.facebook.com/CursinhoPopularEACH/

Instagram: https://www.instagram.com/cursinhoeachusp/

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *