5 maneiras geniais de destacar seu currículo

Succesfull woman

Com o mercado de trabalho ficando cada mais competitivo, melhorar seu currículo, também conhecido como CV (Curriculum Vitae), está cada vez mais importante. Muitas empresas recebem hoje centenas de currículos e chamar a atenção dessas pessoas é fundamental para conseguir a tão sonhada entrevista.

Veja a seguir 5 maneiras de destacar seu currículo nesse oceano de currículos, a dica 3 e 5, você pode começar agora!

1. Estagiar

Hoje em dia, se formar sem ter estagiado é quase um absurdo. É muitas vezes fundamental que o universitário tenha tido experiências dentro de alguma empresa. Estágios são provas claras da sua proatividade, vontade de se desenvolver e ambição de entrar em contato com seu ambiente de trabalho futuro (características que todo recrutador procura). Essa é também uma das áreas mais importantes no seu currículo. Evite descrever sua experiência de estágio com uma simples referência à organização, tempo de estágio e cargo ocupado, foque em descrever o que você foi contratado para fazer, como você cresceu lá dentro, descrevendo suas atividades do dia a dia, metas e etc.

2. Grupos Universitários (Atlética, Cursinhos universitários, EJs, e etc.)

Procure oportunidades dentro das universidade. Grupos universitários como atléticas, empresas juniores e cursinhos universitários populares (onde os próprios universitários lecionam as aulas e cuidam da gestão dos cursinhos) são ambientes nos quais você pode crescer e praticar suas habilidades profissionais. Há diversos tipos de grupos e oportunidades para qualquer tipo de área, porém todas tem ótimas funções no desenvolvimento dos jovens, inserindo eles em ambientes parecidos com empresas, porém mais descontraídos. É uma grande oportunidade de fazer um bom trabalho, começar a se destacar e obter aqueles pontinhos extras no currículo.

3. Trabalho Voluntário

Muitas pessoas acabam deixando trabalhos voluntários como segunda opção, porém existem diversos estudos mostrando que eles aumentam muito suas chance de ser chamado para uma entrevista, além de demonstrar a sua ética e vontade de fazer a diferença e impactar o mundo. Trabalhos voluntários têm desenvolvido centenas de jovens pelo Brasil, e mais que isso, ajudado a resolver problemas sociais. Se você tem interesse em ser voluntário de um cursinho universitário popular clique aqui.

4. Estágios de Verão

Outra possibilidade para aqueles que tem uma graduação muito pesada e acabam não tendo tempo para estagiar, é fazer um estágio de verão. Estes normalmente tem duração de cerca de 1 a 3 meses, durante as férias da universidade. É uma ótima oportunidade de aproveitar suas férias para continuar se desenvolvendo e não cair no ciclo vicioso de ficar sem fazer nada nas férias. Muitas empresas abrem esses tipos de estágios, como Ambev, Bosch, entre outras.

5. Cursos Online

Nossa última dica é outra que você pode começar agora. Hoje, com a internet temos MUITA informação a nossa disposição. A maioria dos cursos online são gratuitos e são um extra sempre bem vindo no nosso currículo. Sites como Udacity, Coursera, Khan Academy, e Udemy oferecem cursos gratuitos (só é necessário pagar se quiser certificados) que podem ajudar você a obter muitos conhecimentos legais. Existem cursos de diversas áreas, como administração, programação e por aí vai.

Podemos ver que tem muitas coisas que podemos começar a fazer hoje já, para no futuro podermos alcançar aquele trabalho dos sonhos. E você, tem alguma dica para melhorar seu currículo? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *