Controlando a ansiedade: 3 dicas pra véspera da prova

Estudante sentindo ansiedade

Olá, vestibulando!

Faltando apenas um dia para o início do Enem e alguns dias para os demais vestibulares, é muito comum que a ansiedade e o estresse comecem a aparecer, afinal, você se preparou o ano inteiro para o dia da prova e tem uma grade expectativa de ser aprovado!

Os sintomas da ansiedade e do estresse, no entanto, podem fazer com que você sinta insônia, irritabilidade, falta de concentração e perda de memória, prejudicando seu desempenho na prova. Para te ajudar a controlar suas emoções nesse período, separei 3 dicas simples, mas fundamentais,  para que você se mantenha mais tranquilo e confiante.

 

1) Faça exercícios

De acordo com pesquisas científicas, os exercícios físicos são poderosos aliados no combate à ansiedade e ao estresse, pois estimulam o organismo a produzir endorfina, hormônio responsável por causar sensação de alegria e bem-estar, além de produzir serotonina, que ajuda na estabilização do humor. Para combater a ansiedade na véspera da prova, especialistas recomendam a prática de atividades aeróbicas, como a caminhada e a corrida.

 

2) Relaxe

A rotina de estudos para o vestibular costuma ser bastante cansativa. Por isso, o recomendando é que nos dias que antecedem a prova você diminua o ritmo dos estudos e se permita relaxar, afinal, estudar intensamente nesses dias pode te deixar ainda mais ansioso, fazendo com que você não consiga assimilar de forma eficiente o que estudou.

Para relaxar e diminuir os sintomas da ansiedade, você também pode usar uma técnica poderosa de respiração, que traz resultado em apenas alguns minutos. Para esse exercício, você deve inspirar durante 2 segundos, segurar o ar durante 8 segundos, e então, expirar por 4 segundos. Fazendo esse processo 10 vezes, você se sentirá mais tranquilo para superar qualquer desafio.

 

3) Acredite em você

Na reta final para o vestibular, é comum você se perguntar se realmente aprendeu todo o conteúdo que precisava e se está preparado para responder corretamente às questões. Porém, a preocupação e a insegurança neste momento fazem com que o seu nível de ansiedade aumente e que você foque sua mente em pensamentos negativos.

Ao contrário disso, manter um estado mental positivo é fundamental para garantir confiança e um bom desempenho. Para isso, sempre que um pensamento negativo vier à tona, mude o foco do seu pensamento e concentre-se em seus pontos fortes e naquilo que você está seguro de que aprendeu. Você pode fazer esse exercício anotando em um caderno todos esses pontos positivos e relembrando-os sempre que for necessário.

 

Com essas dicas simples, mas que trazem resultados, eu espero que eu tenha contribuído para que você esteja pronto para dar o seu melhor!

Uma boa prova,
Coach Eloísa Basttos

Um comentário sobre “Controlando a ansiedade: 3 dicas pra véspera da prova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *