3 coisas que você pode fazer para mudar a educação brasileira em 2017

girl in chackboard

Promessas para colocar a mão na massa e mudar a realidade da educação no Brasil são muito comuns em época de ano novo, assim como o hábito de fazer listas – desenvolver novas habilidades, leituras, lugares para conhecer.  Pensando nisso, trazemos possibilidades de atitudes que você pode tomar hoje que podem te ajudar a transformar a educação em 2017 com apenas um clique!

O nível de complexidade das sugestões é gradativo. Você vai perceber que a última tem um impacto significativo a nível nacional. Veja abaixo:

1. Seja um mentor

Mais do que prometer mudar a vida de muita gente, é fazer acontecer, pelo menos, uma mudança na vida de alguém. Por isso, a mentoria é tão importante. É um processo que você disponibiliza seu tempo e energia para dar suporte e encorajamento para que outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial e desenvolva habilidades para se tornar a melhor pessoa que possa vir a ser.

Basta a sua iniciativa de estabelecer a primeira conexão com um mentee (quem irá receber a sua mentoria) seja pelo seu Facebook agora mesmo – ou qualquer outra rede social, propondo a ideia diretamente para a pessoa ou através de um post – ou buscar escolas pelas quais já frequentou (e dependendo da quantidade de alunos interessados, que tal convidar mais amigos para que também sejam mentores?).

2. Apoie projetos

De ponta a ponta do Brasil, existem muitas iniciativas com anseios de mudar a educação. Por isso, além de criar algo do zero, é importante estender a mão e ajudar os que já deram o primeiro passo. Por isso, você pode pesquisar projetos que têm surgido e oferecer suporte em algo que tenha aptidão, feedbacks ou até mesmo ajuda financeira.

Alguns locais em que há diversos projetos sendo publicados são as plataformas de crowdfunding como Catarse, Benfeitoria e Juntos.com.vc, ou, no Mombak, ecossistema criado pela parceria entre Mapa Educação e Caindo no Brasil, que conecta os projetos de educação espalhados pelo Brasil para que cresçam juntos.

3. Ajude a montar a maior rede de cursinhos sociais do Brasil

Se você quer entrar para o movimento de cursinhos populares do Brasil, aqui está uma grande oportunidade! A Brasil Cursinhos é a rede que vai unir os cursinhos universitários populares do Brasil, fornecendo apoio para o desenvolvimento desses cursinhos e comprimento de suas metas, além de acelerar a criação de novos cursinhos.

O projeto pretende proporcionar um maior acesso à educação superior a jovens de baixa renda e desenvolvendo os universitários que estiverem envolvidos na sua gestão, já tem gente do ITA, USP, Insper, UFSC e outras universidades por aí afora.Se você quer ser professor, organizador, ou até criar um cursinho do zero, queremos lhe ajudar! Quer saber mais sobre a ideia? Então clica aqui.

E você, tem alguma dica de passo inicial para mudar a educação? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

5 comentários sobre “3 coisas que você pode fazer para mudar a educação brasileira em 2017

    1. Isso é uma boa! Vale a pena lembrar que muitas obras literárias exigidas em grandes vestibulares (como Fuvest e Unicamp) podem ser acessadas gratuita e legalmente ( 😀 😀 😀 ) em: http://www.dominiopublico.gov.br/
      Esse site é mantido pelo Governo Federal e existe há alguns anos. Recentemente, ele quase foi desativado por falta de acesso :/

  1. Não sei qual é a proposta integral da iniciativa Brasil Cursinhos mas tenho um sonho que é uma ideia de disseminação da educação com a total disponibilidade de cursinhos, treinamentos e conhecimentos 100% disponíveis na Internet, Tablets, Mobile, etc… e, obviamente, vários voluntários para retirada de quaisquer dúvidas pois assim democratizaríamos nossos conhecimentos para todos os níveis que tenham esses tais meios de acesso. E, para aqueles que não tenham essa possibilidade que tenhamos voluntários que se utilizem do método ainda arcaico de transferência e disseminação de conhecimentos….. A forma arcaica e atual de transferência do ensino é que deveria mudar completamente e assim nos atualizarmos bem como a própria Sociedade.
    De qualquer maneira vejo que iniciativa de vocês, com as ferramentas atuais, é válida porém para um melhor entendimento, de quem tiver interesse em sua ideia , é importante que no seu Site tenha todas as informações dos porquês e de como é sua iniciativa e como ela deve ser colocada em prática…..

  2. criar uma biblioteca ou livraria comunitária. Aprender Ler e Escrever é tudo hoje em dia, nessa vida de informação e tecnologia que vivemos que está sempre evoluindo tão rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *